quarta-feira, 14 de outubro de 2009

NADA SE CRIA TUDO SE COPIA


O IDIOTA E A MOEDA - UMA CRÔNICA PERFEITA TAMBEM PRA ANTONINA "Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. Eu sei, respondeu o tolo. "Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda".


Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa:


A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.


Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.


Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos. O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.


Arnaldo Jabor


Comecei a pensar como essa crônica se adequa à situação atual de Antonina... Quantos inteligentes não tão bancando o idiota, e quantos idiotas bancando o inteligente...
Obs.: A imagem também foi copiada do Blog do Netinho.
http://netinho1.tempsite.ws/blog/

Um comentário:

  1. Meus queridos amigos de Antonina de Norte...

    É uma satisfação para mim ser referência para o blog de Antonina. O blog de vocês aponta para a mesma direção que o blog "Saboeiro Existe", a da formação de opinião, da crítica construtiva.. Isso é cidadania. Morei em Antonina durante um ano, e percebi como as coisas ainda são arcaicas aí também em relação às práticas eleitorais. Quero declarar que amo a cidade de vocês, construí lindas amizades aí, que sempre me acompanharão vida a fora.

    Desejo sucesso ao blog,e apelo à população de Antonina que acessem sempre, façam comentários, participem desse processo democrático. Visitem sempre também o blog de Saboeiro... deixem comentários e recados no mural. Ficarei muito feliz em publicá-los.

    Um abraço forte a todos!!!

    Aécia Leal.

    ResponderExcluir