segunda-feira, 2 de novembro de 2009

À espera de Aécio, PP adia anúncio de apoio a Dilma


Cortejado para fazer parte da aliança em torno da candidatura de Dilma Rousseff (PT) na sucessão presidencial, o PP espera primeiro a definição do nome do PSDB, torcendo para que seja Aécio NevesDificuldades regionais e a esperança do partido de ver o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) candidato tucano à Presidência da República devem retardar até o próximo ano a decisão do PP de apoiar ou não a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) pelo PT.

Na última semana, Dilma jantou com líderes do partido, fez elogios à atuação do ministro Márcio Fortes (Cidades), filiado à legenda, mas não ouviu da bancada a promessa de aliança. Segundo o presidente nacional, senador Francisco Dornelles (RJ), o partido ``não tem pressa--.

Dornelles, tio de Aécio, externa sua simpatia à candidatura do mineiro à Presidência. Apesar de elogiar Dilma, diz que o tratamento dado ao PP por Aécio é ``excelente--.

Além de Dornelles, o deputado federal Ciro Nogueira (PP-PI), que exerce forte influência na bancada federal da sigla, também trabalha pela candidatura de Aécio e quer esperar uma definição do PSDB.

A aliança do PP com o PT encontra ainda dificuldades em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados onde as lideranças locais têm fortes ligações com o PSDB ou defendem candidaturas próprias do PP. Minas, em apoio a Aécio, lidera os discursos regionais do partido por uma decisão tardia sobre a aliança nacional.

O principal nome do PP em São Paulo, deputado federal Paulo Maluf, não compareceu ao jantar com Dilma. Arquiteto da candidatura própria do PP no Estado, ele é simpático à ideia de os diretórios ficarem livres para costurar alianças.

Já no Rio Grande do Sul, onde o PP participa do governo tucano, as lideranças locais são simpáticas ao PT, mas há forte resistência da bancada federal.

Em Santa Catarina, um palanque conjunto parece inviável e a disputa é acirrada. A deputada federal Ângela Amim, provável nome do PP ao governo, aparece nas pesquisas como grande adversária da candidata governista, a senadora Ideli Salvati (PT-SC).

Dilma corre contra o tempo para fortalecer sua candidatura e esvaziar outros palanques, como o de Ciro Gomes (PSB). Entre os partidos que já garantiram apoio antecipado a ela está o PMDB.

O governador Aécio Neves também tem defendido que seu partido siga esse ritmo, para dar garantias aos apoios angariados. Por sua vez, seu principal adversário no partido, José Serra, busca adiar a discussão sobre as eleições 2010 para março do próximo ano. (das agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário