sábado, 28 de novembro de 2009

MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO, MARCA REGISTRADA DA GRANDE MÍDIA NACIONAL.


O Crack e a Globo, tudo a ver

Artigo do Messias Pontes

Por mais que se esforce, a grande mídia conservadora, venal e golpista brasileira não consegue esconder o seu caráter antidemocrático, antinacional e antipovo. Ademais, os escândalos midiáticos nunca saem da ordem do dia. Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart foram grandes vítimas dessa mídia golpista. Mas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fúria é incomensurável. O mesmo vale para os movimentos sociais, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), atacado diuturnamente de forma até irracional. Um dos princípios mais elementares do Direito é a presunção da inocência. No entanto, o que os fatos mostram diariamente é o contrário, ou seja, a presunção da culpa. Essa gente denuncia, julga e condena sem piedade todos aqueles que não lêem em sua cartilha que é a mesma cartilha das oligarquias carcomidas deste País, que não abrem mão, um milímetro sequer, dos seus seculares privilégios. Por tudo isso é correto comparar a mídia brasileira às drogas ilegais. Alguns veículos podem ser comparados com a maconha, outros com o ópio, outro tanto com a cocaína, mas a droga mais nociva na atualidade – o crack – tem tudo a ver com a Globo – rádio, jornal e televisão. Isto, como mostramos no artigo anterior, por ser ainda a mais consumida (audiência). O antijornalismo da “Vênus Platinada” é inigualável; o veneno ideológico destilados pelas telenovelas globais, igualmente, causam efeitos desastrosos.

Nunca antes na história deste País um presidente da República teve tanto prestígio internacional quanto Lula da Silva. É justamente na política externa onde se contabiliza a nota máxima. Lula é, hoje, o mais popular estadista mundial. No entanto, a grande mídia conservadora, venal e golpista brasileira faz malabarismo para mostrar o contrário. A correta política de integração regional é reconhecida pelos governantes sulamericanos que apontam o presidente Lula como grande parceiro e grande líder. Pela maneira como age, Lula conseguiu desfazer a imagem de um Brasil imperialista na América do Sul. Mesmo com uma balança comercial francamente favorável ao nosso País. Com paciência e competência, Lula tem equacionado todas as questões surgidas com os nossos vizinhos, em especial com a Bolívia no tocante ao fornecimento de gás natural, e com o Paraguai no que diz respeito à energia gerada pela usina de Itaipu.

Historicamente colonizada, a grande mídia conservadora, venal e golpista brasileira volta a atacar o presidente Lula por este ter recebido na última segunda-feira o presidente do Irã, Mamoud Ahmadinejad. O argumento é o mais sórdido, denotando o capachismo midiático: “Essa visita contraria o governo norteamericano”, “É uma temeridade o presidente Lula receber o ditador iraniano”, e por aí vai. A “preocupação” dos colonistas e dos jornalistas amestrados em geral é uma retaliação do Império do Norte ao Brasil. Para desgosto e até desespero da oposição de direita e do seu maior e principal partido político – a grande mídia conservadora, venal e golpista -, a política externa do governo Lula coloca o Brasil como importante protagonista no concerto das nações. Foi no atual Governo que o Brasil perdeu o complexo de vira lata. A auto estima dos brasileiros nunca foi tão consistente como agora.

“Nenhum ministro meu tira os sapatos em aeroporto nenhum do mundo”, enfatizou o presidente Lula ao lembrar que em 31 de janeiro de 2002, o chanceler brasileiro Celso Lafer sujeitou-se à humilhação de tirar os sapatos e ficar descalço, a fim de ser revistado por seguranças do aeroporto, ao desembarcar em Miami. O ministro das Relações Exteriores do Coisa Ruim mostrou sua subserviência ao fazer o mesmo ao embarcar para Washington e ao desembarcar em Nova Iorque. Vários mestres do Direito Internacional são unânimes em afirmar que a política externa do governo Lula é a mais correta de todos os tempos. Para o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, José Flávio Saraiva, “as visitas de israelenses, palestinos e iranianos são, portanto, um bom pretexto para estimular um novo padrão de cooperação entre os Estados Unidos e o Brasil”. Porém o malabarismo não passa de um risco n’água, como bem atestam as pesquisas de opinião, notadamente a divulgada anteontem (23.11.09) pela CNT/Sensus, que aponta que o tucano José Serra está em queda livre, tendo perdido nada menos de 15 pontos percentuais nos últimos 12 meses, e que Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula, está em ascensão, tendo subido dez pontos percentuais no mesmo período.
Não tem um único veículo dessa mídia que tenha destacado que somente 3% do eleitorado está fechado com o candidato apoiado pelo Coisa Ruim, e que este (FHC) é o pior cabo eleitoral da história do Brasil. A Globo simplesmente ignorou a pesquisa. Ela é, realmente, o crack do mídia brasileira. Porém a sociedade começa a reagir e o presidente Lula teve de convocar a realização da I Conferência de Comunicação, a realizar-se em meados de dezembro próximo, em Brasília. Dezenas de milhares de brasileiros já participaram dos processos municipais e estaduais.
No último final de semana Fortaleza sediou, no Ponta Mar Hotel, a Conferência Estadual que teve mais de mil inscritos e mais de 600 credenciados que participaram ativamente. Foram eleitos 63 delegados à Conferência Nacional, sendo 28 da sociedade civil, igual número da sociedade civil empresarial e sete do setor público. Foi a maior conferência de todo o País até o momento. Isto apesar do boicote do patronato, já que a determinação da ACERT –Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão – orientada pela congênere Nacional, a ABERT, foi no sentido de nenhum dos seus membros participar. Com exceção da TV Ceará (pública), nenhuma emissora de televisão comercial noticiou pelo menos o factual. Porém um fato relevante merece ser destacado: toda a Conferência Estadual de Comunicação do Ceará foi transmitida ao vivo por uma emissora de televisão comunitária, a TV UMLAW, da Associação de Moradores do Álvaro Wayne, bairro pobre da zona Oeste de Fortaleza. Mais detalhes na página do Ceará no Vermelho (www.vermelho.org.br/ce).

Nenhum comentário:

Postar um comentário