quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novo sistema de transporte entra em vigor no Ceará

Mudanças no sistema de transporte intermunicipal. Durante dez anos, o sistema de transportes, em todo o Estado, vai ser responsabilidade de apenas cinco empresas. A decisão não agradou grande parte do empresariado do setor
O novo sistema de transporte intermunicipal do Ceará já está em vigor. Ontem, o governador Cid Gomes assinou, no Palácio Iracema, as ordens de serviço sobre o funcionamento dos ônibus intermunicipais. O novo modelo prevê redução do valor da passagem e melhorias no conforto e na segurança dos passageiros. Apenas cinco empresas farão as linhas para todas as regiões do Estado.

De acordo com o superintendente do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran), João Pupo, já no primeiro dia de operação, o novo modelo de transporte intermunicipal apresentou mudanças. Entre as medidas, ele destacou a diminuição de 14% no valor das passagens, a redução da idade mínima da frota, de 7,2 para 5 anos, e a exigência de ar condicionado em cada veículo.

``Nós licitamos a área e não a linha. Dependendo da demanda, a empresa pode colocar uma linha, se tiver dentro da área dela``, explica. O novo sistema prevê a circulação de uma frota de aproximadamente 380 ônibus para transportar cerca de 1,2 milhão de passageiros por mês. O governador Cid Gomes informou que , para ficar completo, falta legalizar o sistema de transporte complementar (alternativo) e julgar a licitação do lote 5, que abrange a região do Litoral Oeste do Estado. Até o fim do mês o sistema deve estar totalmente regularizado, segundo ele.

Insatisfação
Todas as regiões do Ceará vão ser atendidas por cinco empresas: São Benedito, Fretcar Transportes, Viação Princesa dos Inhamuns/Gontijo, Expresso Guanabara e Auto Viação Metropolitana. As empresas foram escolhidas por meio de licitação, que será válida por dez anos. O processo de licitação para a escolha das empresas não agradou a todos. Durante todo o processo, de acordo com o governador Cid Gomes, empresas do setor deram entrada em mais de 100 liminares contra o novo modelo. ``Conseguimos caçar todas``, afirmou Cid Gomes. Ontem, durante a assinatura das ordens de serviço, representantes das empresas que não venceram o processo de licitação estiveram presentes no Palácio Iracema, na tentativa de recorrer da decisão do Governo. Segundo os empresários, o edital de licitação só beneficiou as grandes empresas e formou um monopólio no Estado. Eles disseram também que vão continuar investigando possíveis irregularidades no edital. ``Já estamos analisando algumas irregularidades do edital e vamos recorrer. Estão nos tratando como clandestinos, não podemos mais circular``, comenta a proprietária da empresa Rápido Limoeiro, Silvana Silveira.

Conforme o governador Cid Gomes, não há mais motivos para reclamações, uma vez que o processo foi debatido e, agora, já está decidido. ``Sinceramente, não há motivo justo para reclamar desse sistema``, disse. O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus), Carlos Magalhães, explicou ainda que a ordem do Governo é absorver a mão de obra das antigas empresas em seus atuais quadros, tanto na Capital como no interior
ÁREAS DE OPERAÇÃO DO NOVO SISTEMA DE TRANSPORTE
> Área de Operação 1: atende aos municípios pólos de Aracati, Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte, com linhas operadas pela empresa São Benedito.

> Área de Operação 2: municípios de Baturité e Quixadá - linhas operadas pela Fretcar Transporte, Locação e Turismo.

> Área de Operação 3: atende aos municípios de Canindé, Crateús e Tauá, com linhas operadas pelo Consórcio Viação Princesa dos Inhamuns/Gontijo.

> Área de Operação 4: atende ao município de Sobral, com linhas operadas pela Expresso Guanabara S/A.

> Área de Operação 5: atende a região do Litoral Oeste do Ceará. Licitação ainda em julgamento.

> Área de Operação 6: atende ao município de Iguatu, operada pela Empresa Guanabara. > Área de Operação 7: atende aos municípios pólos de Crato e Juazeiro do Norte, com linhas operadas pela Guanabara.

> Área de Operação 8: atende ao aglomerado urbano do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha), com linhas regionais operadas pela Auto ViaçãoMetropolitana.
SAIBA MAIS
> O superintendente do Detran, João Pupo, informou que a fiscalização na rodoviária será intensificada, tanto para impedir o embarque e o desembarque das empresas que não venceram a licitação, como para garantir o funcionamento do novo sistema de transporte intermunicipal.

> O novo sistema contará com a fiscalização da Agência Reguladora de Serviços
Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

> Denúncias podem ser feitas pelos telefones: 0800 280 6898 (Detran) ou 0800 275 3838 (Arce)
E-MAIS
> No fim da solenidade de assinatura das ordens de serviço, o governador Cid Gomes e os empresários do setor de transportes, que não venceram a licitação, discutiram sobre possíveis ilegalidades no edital de licitação. ``Eu espero respeito ao pacto. O que prevalece é o interesse público e não o seu interesse nisso``, disse o governador aos empresários.

> O superintendente do Detran, João Pupo, informou que as pessoas que compraram passagens nas antigas empresas não serão prejudicadas. Durante os próximos 30 dias, a empresa sucessora tem obrigação de aceitar a passagem comprada na empresa anterior.
> Pupo explicou que o antigo sistema de transporte intermunicipal era organizado por meio de permissões, que eram aprovadas na Assembleia Legislativa. ``As permissões duravam o tempo que os governadores quisessem. Não havia uma regulamentação``. > O governador Cid Gomes esclareceu que, desde o Governo anterior, mudanças no sistema intermunicipal de transporte de passageiros são planejadas.

> Uma pesquisa, feita pela Universidade Federal do Ceará, estudou os índices de satisfação dos passageiros com o sistema de transportes e realizou fóruns em Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús, Iguatu e Aracati. A partir disso, chegou-se a conclusão de que deveria haver mudanças no sistema de transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário