segunda-feira, 30 de novembro de 2009

OAB vai à CNBB por impeachment de Arruda. Entidade religiosa se diz perplexa


Brasília, 30/11/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, se reuniu hoje (30) com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, dando início à "marcha cívica" para angariar apoio à decisão da entidade de examinar o possível impeachment do governador José Roberto Arruda, bem como cobrar rigorosa apuração e punição aos casos de corrupção denunciados, envolvendo a gestão do governo do Distrito Federal. Dom Dimas afirmou que a CNBB está "perplexa" com o volume de denúncias em torno do governo Arruda. Ele disse que levará o caso ao exame da Comissão Pastoral da entidade e ao seminário que realiza amanhã (01) para discutir o projeto de iniciativa popular visando "fichas limpas" na política.

Britto destacou que a OAB procurou a CNBB até pela parceria histórica com aquela entidade. "A CNBB tem sido parceira histórica do Brasil em lutas semelhantes a esta e, assim como a OAB, a política é vista por ela como coisa pública e não como um bem privado para proveito de pessoas ou grupos", sustentou Britto em entrevista após o encontro com o dom Dimas, na sede da CNBB. Para o presidente nacional da OAB, os fatos já denunciados em torno de supostos casos de corrupção envolvendo o governo Arruda "mostra que toda a sociedade foi atingida e é a sociedade que tem que reagir, coletivamente, daí a importância da participação de suas entidades e dessa marcha cívica".

Além de Britto, participou da reunião com o secretária-geral da CNBB, na sede desta entidade, a presidente da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros, que expôs a decisão desta Seccional de levar à exame do Pleno da Seccional, na quinta-feira, a proposta do impeachment do governador José Roberto Arruda. Participaram também a secretária-geral e o diretor do Conselho Federal da OAB, Cléa Carpi da Rocha e Ophir Cavalcante Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário