segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os políticos pensam que o povo é babaca?

Eis artigo do escritor Egídio Guerra sobre a política e a classe política nestes tempos em que, segundo diz ele, o cidadão, no seu dia a dia, parece ser visto como ”babaca” nesse processo. Confira:
Os políticos devem ser líderes que nos inspiram pela força de seu exemplo, de suas lutas , ideias, pelos caminhos que ousam desafiar a história e iluminar a vida dos que tem na política a esperança de novos horizontes.

Porém, a Politica, em que ela se transforma? De um lado cooptação e enquadramento de grupos que manipulam cartórios por interesses cada dia mais pessoais, à luz da vaidade, cargos e sobrevivência política a qualquer preço. Neste caso, é até melhor que, dependendo das armas que usem, que vençam as eleições e se enganem.

Eles querem o poder a qualquer preço. Para isso, vão fazer o que for necessário para usar o estado público, talvez porque este cargo os faça pessoas melhores a serviço de uma sociedade justa ou mais provável esta vaidade comprada significa acesso a dinheiro público, ao fato de não ser julgado e assim manter suas posses intactas, a continuar a briga cada vez mais mesquinha do “Flamengo x Vasco”.

Porem, pelo perfil e currículo da maior parte dos políticos, acho que eles não saberiam fazer outra coisa, porque foram criados ou são crias desta forma de fazer política.

O que isto tem haver com as demandas da sociedade? Os anos de poder do PSDB e do PT, apesar de amplas diferenças, mudaram o País quando entro num hospital, escola pública ou mesmo na favela? Qual a perspectiva de sonho, de vida, da família, para além da indiferença, da violência e da criminalidade e do consumo como alternativa de sociedade? Somos socialistas ou social democratas? Ou ainda temos as veias abertas da America Latina, exportando nossa natureza comandada por elites de esquerda e direita e suas carteirinhas do partido e devoções ao rei de plantão?

Eu fui expulso de dois partidos – PSDB e PDT, e não encontrei o saber com sabor a educação que ofertam a minha geração, nem trabalho com dignidade que pague por nossas competências de forma meritocrática. Dizem que a geração de jovens é apática e ociosa. Mas estas razões não convencem ninguém mais a amar e lutar, a partir de que referências e projetos? Acordem políticos” Da bolha onde vivem, há muito tempo não olham para realidade. Apenas para seus umbigos e egos cada dia mais inflados.

Egidio Guerra – é felow da Ashoka Empreendedores Sociais , escritor, assessor do gabinete do Governo do Estado.

Fonte O Povo Online-blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário