sexta-feira, 4 de junho de 2010

Justiça encalhada no interior do Estado

O encalhamento dos processos judiciais que há nas comarcas dos municipios de Campos Sales e Salitre, ambos localizados na Região do Cariri oeste, devido à falta de um juiz titular e do reduzido número de servidores das secretarias do fórum dos dois municípios, vem contribuindo para que os processos permaneçam emperrados e sem despacho juridico nas duas comarcas, que têm cerca de cinco mil processos amontoados nas salas e prateleiras. São processos de natureza comum e de crimes hediondos. Diante desse quadro, os advogados cobram maior celeridade do poder judiciário quanto à resolutividade do problema, que vem se arrastando há mais de dois anos.
A juiza Maria Lúcia Vieira, que assumiu recentemente a comarca de Campos Sales e Salitre, declarou que deparou-se com uma pilha de processos espalhados por várias salas dos fóruns e ficou perplexa ao ver a desorganização. Porém, ela ressalva que já está trabalhando ininterruptamente para tentar pelo menos dar uma maior celeridade aos processos encalhados.

Mesmo assim, não dá para organizar toda a demanda em pouco tempo. Ele considera que precisará de pelo menos dois anos para organizar tudo. A magistrada também lamenta a falta de maior número de servidores para agilizar os processos, pois mesmo trabalhando dia e noite, não consegue atender ao anseio da sociedade que quer um poder judiciário mais eficaz, além dos advogados que, diariamente, necessitam resolver o problema dos seus clientes.

O vendedor ambulante Paulo da Silva Mota, que reside em Salitre há mais de cinco anos, reclama que sempre que vai ao fórum para saber como está o andamento de um processo é informado que ainda continua para ser julgado, sem ter uma definição de quanto será deferido pelo juiz.

“O que a gente observa é que apesar da boa vontade dos servidores do fórum, há poucas pessoas para fazer o trabalho de agilizar os processos para que eles cheguem as maõs do juiz.” - critica. “Seria interessante que o Tribunal de Justiça do Estado nomeasse logo mais juizes e promovesse concurso para a contratação de mais servidores para as comarcas do interior do Estado.” - observa. (Amaury Alencar, especial para o Estado).

Insegurança

Em Aiuba, no Sertão de Cratéus, a preocupação maior da população é com a falta de segurança. Os 16 mil habitantes que residem no município convivem, diariamente, sob a imposição do toque de recolher imposto pelos infratores da lei, devido a falta de segurança que há vários anos vem sendo o drama principal dos moradores. O município não conta com uma cadeia púlblica.

No rosto das pessoas nas ruas da cidade, a fisionomia é de medo, revolta e muita indignação pelo descaso com a segurança púlblica. São constantes o casos de homicidios banais, assaltos, roubos a residencias e postos de combustiveis, crimes de pistolagem, além da ameaça de morte imposta pelos traficantes e bandidos a quem ousar denunciá-los.

Fonte: http://www.oestadoce.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário