quarta-feira, 9 de junho de 2010

Seguranças do prefeito de Juazeiro do Norte acusados do sequestro e espancamento em jornalista


Delegados Levi Leal sentado e Thales em pé

Por Roberto Bulhões
O delegado de regional de Policia Civil de Juazeiro do Norte, Levi Leal, disse ontem em entrevista coletiva que os responsáveis pelo sequestro e espancamento no jornalista Gilvan Luiz, no dia 20 de maio, são Guardas Municipais que fazem a segurança pessoal do prefeito de Juazeiro, Manoel Santana. Levi Leal reuniu a imprensa numa entrevista coletiva no final da tarde e assegurou ter desvendado toda trama, inclusive com nomes dos autores materiais e de um provável mandante. Sempre muito recatado, o delegado revelou apenas dois nomes a imprensa, mas garante que o crime está todo desvendado.

Segundo o delegado Levi, ele não tem duvidas que os Guardas Municipais Cícero Secundo Sampaio e Regilânio Pajeu dos Santos participaram da ação criminosa. “Regilânio é GM em Juazeiro, mora em Jardim e trouxe o Corola para praticar o crime. Ele saiu de Jardim por volta das 17 horas, conforme as imagens do circuito de câmeras da cidade. Por sua vez Cícero Secundo que é GM e mora em Missão Velha, deixou o celular dentro do Corola e foi fácil chegar até ele”, disse o delegado, ressaltando que “tenho outros nomes que ainda não posso revelar, mas asseguro que o dono do carro usado no crime, Ademilton Alves Vieira, mentiu ao dizer que o Corola havia sido furtado em Jardim”.

O inquérito policial que apura o caso já conta com 208 páginas, foram ouvidas 31 pessoas e outras 19 deve ser ouvidas até o dia 20 deste mês. O delgado assegurou que vai indiciar inicialmente os dois Guardas Municipais e o dono do Corola e já está de posse do nome de um suposto mandante que é natural de Juazeiro do Norte e foi ouvido no inquerito. Com relação a um provável envolvimento do prefeito Manoel Santana no caso, Levi Leal não acredita e disse que o prefeito prestou depoimento, onde nega qualquer participação e que não sabia de nada.



O FATO



Gilvan Luiz foi pego na noite de 20 de maio deste ano por três pessoas encapuzadas, que o colocaram num veículo Corola de cor branca, que foi abandonado depois do cerco feito pela Polícia Militar. Bastante machucado e sangrando muito, Gilvan Luiz foi socorrido a um hospital particular e fez severas acusações ao prefeito e outras pessoas ligadas à prefeitura de Juazeiro. O crime ganhou repercussão nacional e o governador Cid Gomes determinou uma apuração rigorosa para se chegar aos culpados. Gilvan é dono de um jornal em Juazeiro que faz severas críticas a administração do prefeito Manoel Santana.

No dia seguinte ao fato o prefeito Manoel Santana distribuiu nota à imprensa e disse que enviou oficio ao Secretário de Segurança, Roberto Monteiro, pedindo uma severa investigação para descobrir os autores da barbárie. O Superintendente da Policia Civil Luiz Carlos Dantas esteve em Juazeiro recentemente e deixou o diretor do Departamento de Policia do Interior (DPI) Thales Franco, reforçando as investigações e dando total apoio ao delegado Levi nos trabalhos de investigação. A policia não descarta que a ação foi muito mal elaborada, coisa de amador e as suspeitas agora sobre o mando do crime são de que a pessoa que planejou tudo tentou “agradar” o prefeito e o tiro saiu pela culatra.

Um comentário:

  1. Olá!

    A humanidade ao longo de toda a sua história tem projetado sociedades ideais, lugares ideais, sempre na busca da FELICIDADE TOTAL. As grandes utopias são uma prova disso ...... MAS UMA PERGUNTA SE FAZ NECESSÁRIA: é possível haver um mundo ideal, sem antes as pessoas serem pessoas ideais. Leia artigo sobre como seria a pessoa ideal formulada por Aristóteles e Nietzsche e verifique até que ponto vc se encaixa nas descrições. Leia, comente e divulgue. Matéria no blog:
    www.valdecyalves.blogspot.com


    Acesse documentário da minha autoria no Youtube sobre os mais variados tipos de violência, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Clicar em:
    http://www.youtube.com/watch?v=V5N-oxyQ0Og
    Se gostar da parte 1, veja as demais partes.

    ResponderExcluir