segunda-feira, 18 de abril de 2011

CRIMES CONTRA O DINHEIRO PÚBLICO SEM PUNIÇÃO NO CEARÁ.

DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS
 
Muitos inquéritos lotam as estantes da delegacia especializada em crimes contra a administração pública. 

FOTO: JOSÉ LEOMAR
Prateleiras onde estão guardados inquéritos inconclusos por falta de estrutura da delegacia
 
A Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, responsável por investigar inquéritos que tratam de malversação dos recursos públicos no Ceará, está atuando com estrutura deficitária. A precariedade do órgão somada à morosidade do Poder Judiciário tem feito com que muitos crimes contra o erário, sobretudo o dos municípios cearenses, já constatados pelo Ministério Público acabem sendo prescritos.

Uma equipe de apenas 11 servidores efetivos é responsável por analisar e investigar crimes contra as finanças públicas nos 184 municípios do Estado. Ao todo, são três inspetores, três delegados e cinco escrivães para encaminhar os 297 inquéritos que estão em tramitação, atualmente, naquela delegacia especializada.

A lei estipula um prazo de trinta dias para que a elaboração dos inquéritos, mas, conforme informou a chefe de cartório daquela delegacia, Ana Paula Nunes, é comum, por conta da deficiência de servidores, que a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas peça prorrogação para finalizar a apuração e produzir um relatório final.

O inquérito policial é uma das peças mais importantes para que o Ministério Público formalize a denúncia e o juiz determine o início do processo para a apuração dos crimes denunciados pelo promotor.

"Um único processo (inquérito) tem vários volumes para serem analisados. Acaba que nós não temos efetivo para fiscalizar, de fato, os servidores e gestores públicos. É uma demanda muito grande para um número de funcionários muito pequeno", declarou Ana Paula, afirmando que essa realidade não é exclusiva da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, tendo em vista que envolve toda a Polícia Civil estadual.

O titular da referida delegacia, Erivaldo Pereira Lima, admitiu que a precariedade na estrutura de servidores tem dificultado bastante o trabalho. "A qualidade é até boa, os inquéritos são bem feitos, mas falta pessoal para agilizar os procedimentos e assim evitar as prescrições", afirmou delegado.

Morosidade
De acordo com Erivaldo, outro fator que tem causado demora no trabalho de investigação dos crimes de desvio de recursos públicos é a morosidade Judicial. "Tem procedimento encaminhado à Justiça que demora anos para retornar à delegacia. Já teve um inquérito aqui que demorou dois anos lá pra Justiça definir de quem era a competência para investigar", disse.

Dos 297 inquéritos que hoje estão tramitando na Delegacia, apenas 22 foram instauradas este ano. Os outros 275 são procedimentos que já foram encaminhados à Justiça e agora retornaram para novas diligências. Alguns deles datam de 2000.

Essas novas diligências tanto podem ser requeridas pelo promotor titular da ação, quanto pelo juiz para atender a defesa do réu ou réus, ou dirimir dúvidas que porventura o magistrado tenha.

Equipes
Segundo Erivaldo Lima, para que a delegacia cumprisse o papel de investigar os crimes de malversação com a devida competência, seria necessário a contratação de, no mínimo, mais dois delegados, cinco escrivães e sete inspetores. "Assim, seriam cinco equipes (cada uma com um delegado, um escrivão e sete inspetores) para viajar ao interior e investigar os crimes. Hoje, a gente atende todo o Estado, mas com precariedade e demora", colocou.

No ano passado, a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas encaminhou um ofício à Administração Geral da Polícia Civil e à Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap), órgão ligado à Procuradoria da Justiça, explanando o problema. O Ministério Público, inclusive, encaminhou uma solicitação de melhoria de estrutura de funcionários à Polícia Civil, mas nada foi resolvido.

"Os inquéritos daqui são complexos e envolvem vários crimes. A gente tem que investigar o governador, os deputados, os prefeitos, os vereadores, os secretários de governo e ainda os servidores públicos. A falta de efetivo policial tem prejudicado muito esse trabalho", disse a chefe de cartório Ana Paula.

Como a delegacia tem apenas dois inspetores, praticamente não há investigação efetiva nos municípios do Interior, ficando esses profissionais mais encarregados de entregar solicitações do que propriamente de averiguar as denúncias.

Provocação
O órgão tem a prerrogativa de investigar crimes referentes à licitação e malversação de gestores públicos, além de casos de prevaricação e peculato. Com a precariedade de servidores, a atuação da delegacia acontece mais por provocação externa.

A maioria da demanda de trabalho da delegacia encarregada de conferir crimes contra as finanças públicas é oriunda de denúncias civis, de solicitações do Tribunal de Contas dos Município e do Ministério Público decorrentes de denúncias das promotorias do interior.

Após a conclusão dos inquéritos, a delegacia encaminha um relatório à Justiça. É de lá que sai para o Ministério Público ou reenviados à Polícia para novas diligências. "A nossa alçada é investigar o crime e não remete a nenhum tipo de sanção cível. Quando os casos chegam aqui, já existe algum tipo de irregularidade constatada", esclareceu Ana Paula.


Com informações do Diário do Nordeste 


Para ver materia original clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário