sábado, 30 de abril de 2011

Quem paga a farra dos políticos criando novos municípios?

O Censo revelou que, na última década, o Brasil manteve a proliferação de municípios iniciada pela Constituição de 1988. 


O país ganhou 58 novas cidades desde 2000. O resultado é que muitas delas são tão pequenas e sem razão de ser que o governo federal começa a pagar a conta de suas existências.
O Ministério da Saúde, por exemplo, está sendo obrigado a bancar a elaboração  de projetos de financiamento de hospitais ou serviços na área e “presentear” alguns municípios para poder ter condições de repassar verbas para essas comunidades. 
As prefeituras são tão carentes de infraestrutura e pessoal que são incapazes de elaborar um pedido de verba como determina a lei.

A praga dos novos municípios 


Pelo menos 800 (repetindo OITOCENTOS) distritos brasileiros já protocolaram pedido de emancipação de seus respectivos municípios, forcejando para virar cidades. 

O que ocorrerá, com tais emancipações? mais 800 prefeitos, mais 7.200 vereadores, mais prédios para abrigar prefeituras e câmaras. É certo que com a emancipação os habitantes desses distritos podem desfrutar de melhores condições de vida. Mas...


Tramitam no parlamento brasileiro vários projetos para a criação de mais estados. Se aprovados todos, além das atuais 27 unidades da federação, teríamos mais 18 Estados no Brasil.
A wikipedia mostra como ficaria o Brasil refatiado.



Caso todas as propostas sejam aprovadas, o novo Brasil seria assim - segundo a Wikipédia:

Re: Fora de Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário