quarta-feira, 22 de junho de 2011

Após escândalo, administração de Senador Pompeu está abandonada.

Clima na cidade de Senador Pompeu é de intranquilidade.

Foto - Senador Pompeu

O clima em Senador Pompeu, a 275 km de Fortaleza, é de intranquilidade. Moradores fazem plantão em frente ao paço municipal, para tentar obter notícias sobre o prefeito Antônio Teixeira de Oliveira (PT/CE) e os secretários que deixaram a cidade em ônibus fretado no último domingo (19).

Detido em Fortaleza, no Ceará, o prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT/CE). Além do gestor, toda a sua equipe foi presa na manhã desta quarta-feira (23), em Fortaleza e estão sendo encaminhados para a Delegacia de Capturas.

O prefeito, reeleito em 2008, e outras 30 pessoas envolvidas com a gestão de Senador Pompeu, tiveram a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará na manhã da última terça-feira (21).

“Decepção” e “revolta” são os termos mais ouvidos em meio as conversas da população. O prefeito, reeleito em 2008, e outras 30 pessoas envolvidas com a gestão de Senador Pompeu, tiveram a prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Ceará na manhã da última terça-feira (21).

Segundo os moradores, há três dias, a cidade está sem prefeito. Vice e secretários também não foram mais vistos em Senador Pompeu. O retorno deles não mais desejado, mas a população quer explicações sobre o desvios de verbas e como vão ficar as obras inacabadas e abandonadas, como o calçadão da linha férrea e o mercado público. Algumas delas, vêm desde 2006.

O presidente da Câmara dos Vereadores de Senador Pompeu, Ibervan Ramos, que deve assumir a administração municipal, disse estar preocupado com a situação difícil enfrentada pelo município.

Contratos fraudados por prefeituras no CE passam de R$ 30 milhões

Foram expedidos 31 mandados contra gestores de Senador Pompeu (CE). Três empresas se revezavam como vencedoras de licitações fraudadas.

Os contratos fraudados entre 2008 e 2009 em mais de 50 municípios do Ceará, incluindo a Prefeitura de Senador Pompeu, envolvem uma quantia superior a R$ 30 milhões, conforme o Sistema de de Informações Municipais do Tribunal de Contas dos Municípios.

Foram assinados na tarde desta terça-feira (21), 31 mandados decretando prisão preventiva e afastamento de gestores, secretários e prestadores de serviços de Senador Pompeu, incluindo o prefeito da cidade, Antônio Teixeira. Os mandados foram assinados pelo desembargador Francisco Darival Beserra, do Tribunal de Justiça do Ceará.

O Tribunal de Justiça acatou denúncia do Ministério Público, que acusa o prefeito e outros 30 gestores de desvio de recursos públicos, pagamentos indevidos, emissão de cheques para pagamentos de empresas não idôneas que fornecem notas fiscais frias e outras “condutas criminosas”, causando “dano de grande monta ao erário municipal”.

O Ministério Público afirmou também que Antônio Teixeira constituiu uma Comissão Processante "tendenciosa, com o suposto desiderato de apurar as irregularidades relativas a atos ilícitos praticados pelos servidores, bem como a ocorrência de dano ao erário.

No entanto, na realidade, produziu provas em proveito próprio e de terceiro, de modo a inocentar os verdadeiros praticantes de condutas ilícitas”.Ainda de acordo com denúncia do Ministério Público, três empresas alternavam o vencimento de licitações fraudulentas da prefeitura de Senador Pompeu.

FONTE G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário