quarta-feira, 1 de junho de 2011

No Ceará virou moda desvio de verbas públicas: gestores na mira da Justiça.

Gestores públicos de Antonina do Norte que se cuidem, o prefeito já responde a processo no Tribunal de Jústiça por apropiação indepta, e Ministerio Público Federal investiga diversas irregularidades na gestão pública onde envolve alem do prefeito tambem alguns vereadores, e a CGU já esteve no municipio em uma operação para investigar as possiveis irregularides.

Prefeito Antônio Teixeira é alvo de investigação do Ministério Público Estadual (MPE) e poderá ser afastado cargo legenda
Ministério Público Estadual apurou os crimes de lavagem´ de dinheiro, peculato e formação de quadrilha.

Depois da prisão do prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres (libertado por habeas corpus no último domingo), outros dois gestores municipais, acusados de crime de desvio de verbas públicas, estão na mira do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário. Ontem, eles tiveram seus nomes citados em ações judiciais e, pelo menos, um deles, poderá ser afastado do cargo em breve.


Um dos acusados é o atual prefeito do Município de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza), Antônio Teixeira de Oliveira. Nas mãos do desembargador Darival Beserra Primo, relator do processo que apura o desvio de dinheiro público naquela cidade, está a decisão de afastar Teixeira do cargo.


Conforme os autos, o prefeito é acusado, entre outros crimes, de ´lavagem´ ou ocultação de bens, direitos ou valores; além de falsidade ideológica, peculato e formação de bando ou quadrilha.


O processo, de número 0003062-26.2011.8.06.000, foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) através do Ministério Público Estadual, por meio do promotor Luís Alcântara, representante da Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap).


Paralelamente, também outro processo foi instaurado contra o prefeito Antônio Teixeira de Oliveira e as seguintes pessoas; Raimundo Morais Filho, o ´Moraisinho´ (empresário já preso pela Polícia Federal por envolvimento em fraudes nas licitações de verbas públicas federais e estaduais), Francisco Monte Morais, Rodrigo Coelho Mota, Andreza de Abreu Sampaio Coelho Mota, Claudiana Barbosa de Almeida e Rodrigo Barbosa Menezes. Os sete foram citados numa ação civil pública que apura o crime de improbidade administrativa. Ontem (23), o processo foi distribuído para a Vara Única da Comarca de Senador Pompeu.


Operações


As investigações em torno do desvio de verbas públicas em Senador Pompeu e outros Municípios cearenses tiveram início ainda no ano passado quando um conjunto de órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) se uniram para colocar em prática as operações ´Província´ e ´Gárgula´.


Conforme as autoridades, o desvio de verbas naquele Município pode chegar à quantia de R$ 3 milhões, relativos a fraudes em licitações para a realização de obras ´fantasmas´ como construção e recuperação de estradas, implantação de calçamento em vias urbanas e reformas em escolas e unidades de saúde entre os anos de 2007 e 2009.


Com base no conjunto de provas colhidas durante as investigações, o Ministério Público decidiu pelo indiciamento do prefeito na ação penal que agora está sob a tutela do desembargador Darival Primo nas Câmaras Criminais Reunidas, sob segredo de Justiça.


Nas últimas semanas, o MP tem apertado o cerco aos gestores acusados de desviar verbas públicas e representado pela prisão preventiva dos acusados, o que, segundo fontes do MPE, não estar descartado no caso de Senador Pompeu e outros Municípios sob investigação.


Outro


Também ontem, o Ministério Público, através do promotor Hugo Frota Porto Neto, ingressou com uma ação civil pedindo o ressarcimento aos cofres públicos de cerca de R$ 800 mil, dinheiro que teria sido desviado pelo ex-secretário de apoio gerencial de Quixeramobim, Ícaro Márcio Prado. Foi pedida a indisponibilidade dos bens dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário