quinta-feira, 23 de junho de 2011

Preso o primeiro suspeito de compor quadrilha de Senador Pompeu-CE.

Homem é funcionário de uma das quatro empresas suspeitas de fraude. Ele foi preso em Madalena, Sertão Central; outros 30 estão foragidos. 

Um dos suspeitos de compor a quadrilha que fraudava licitações em Senador Pompeu e mais 50 municípios do Ceará foi preso. O homem capturado é funcionário de uma das empreiteiras suspeitas de participar do esquema fraudulento e foi preso no município de Madelana, no Sertão Central. Outras 30 pessoas suspeitas seguem foragidas, inclusive o prefeito e vice-prefeito de Senador Pompeu.

Foram expedidos mandados de prisão preventiva contra os suspeitos na terça (21). Segundo a Polícia Civil, os 31 denunciados deviam ter se apresentado na quarta (22) para prestar depoimento. Eles não foram encontrados nos endereços procurados pela Justiça, de acordo com o titular da Delegacia de Polícia Especializada, Jairo Pequeno, e são considerados foragidos.

De acordo com o promotor da Procuradoria de Crimes Contra Administração Pública, Luís Alcântara, a prisão dos suspeitos não pode ser adiada. "O Ministério Público detém provas seguras de que estas pessoas alteram o banco de dados da administração, alteram conteúdo de documentos relevantes para instituição processual e têm poder de realmente intereferir na apuração da verdade", diz o procurador.

Posição do partido
 
A comissão executiva do PT, partido do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira, afirma por meio da assessoria de imprensa que vai se reunir na segunda-feira (27) para avaliar a situação política do município e do prefeito.

Prefeito de Senador Pompeu vai se apresentar nesta sexta, diz advogado.

Para a polícia, prefeito e mais 30 pessoas são consideradas foragidas. Os gestores são acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

O advogado do prefeito de Senador Pompeu, Paulo Quezado, afirmou que o cliente Antônio Teixeira de Oliveira (PT) vai se entregar à Justiça na próxima sexta-feira (24). O prefeito teve prisão preventiva decretada na última terça (21), acusado de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, falsidade ideológica, peculato e formação de quadrilha.

De acordo com o titular da Delegacia de Polícia Especializada, Jairo Pequeno, o prefeito e outros 30 suspeitos de fazerem parte do esquema de corrupção seguem foragidos. De acordo com a polícia, eles deviam ter comparecido nesta quarta-feira à sede da Polícia Militar para prestar depoimento. "Eles deviam ter se apresentado hoje, deviam estar presos, eles são considerado foragidos sim", disse Pequeno.

Os gestores de Senador Pompeu foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE). Segundo o Ministério Público, eles atuavam em parceria com empresas privadas para forjar licitações. Quatro empresas agiam nesse esquema e fraudaram mais de R$ 30 milhões em 50 cidades do Ceará desde 2008, segundo denúncia do Ministério Público.

Como o prefeito e vice-prefeito de Senador Pompeu estão foragidos, de acordo com a Polícia Civil, o presidente da Câmara Municipal, Ibervan Ramos, deve assumir o cargo de prefeito.

Na manhã desta sexta o G1 havia informado que o prefeito havia sido preso. A informação está incorreta.

Um comentário:

  1. Olá companheiro, estive no II Encontro de Brasília e Nós os "sujos", precisamos fortalecer a Blogosfera.
    Estou seguindo vc nos seguidores de seu Blog e coloquei seu Blog na lista dos meus Blogs.
    Se o companheiro olhar meu Blog (www.juniorpentecoste.blogspot.com) e gostar, agradeço se fizer o mesmo.
    Qualquer coisa que quiser detonar, é só mandar; precisamos manter a interatividade e união, contra os abusos sobre os Blogs, por esses politiqueiros e ladrões do dinheiro público.
    Abraço.

    ResponderExcluir