domingo, 25 de março de 2012

Denunciado no TJCE prefeito de Camocim poderá ser afastado do cargo.


O gestor Francisco Maciel Oliveira (PP) teria alterado o orçamento do Município, sem que a medida tivesse respaldo legal. Tribunal de Contas dos Municípios confirma episódio. Ele corre risco de ser afastado do mandato.

O prefeito Maciel Oliveira, do PP 

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Procuradoria Judicial dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), denunciou ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) na última quinta-feira o prefeito de Camocim, Francisco Maciel Oliveira (PP), de cometer crime de responsabilidade. Se o TJ-CE for favorável à denúncia do MPE o prefeito poderá ser afastado do cargo.

A ação faz parte do objetivo da Procap de intensificar durante este ano eleitoral a condenação de gestores que tenham praticado crimes com o dinheiro público e impedir a candidatura de políticos “ficha-suja” no pleito eleitoral de 2012.


De acordo com a denúncia-crime do Ministério Público, foi constatado na prestação de contas anuais do ano de 2006 de Camocim ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que o prefeito Francisco Maciel Oliveira teria ordenado ou autorizado abertura de créditos suplementares em valores superiores aos autorizados pela lei orçamentária sem autorização legal naquele ano.


O Decreto-Lei 201/67 do Senado Federal estabelece o impedimento da abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes.


O orçamento do município teria ultrapassado mais de 6 milhões de reais do limite permitido no orçamento. O fato foi confirmado na inspeção do TCM.


Depois de notificado da denúncia-crime o prefeito de Camocim terá um prazo de 15 dias para apresentar defesa sobre o caso. 


Procurado pelo O POVO, o prefeito não foi contactado, em virtude de o local em que ele se encontrava na tarde/noite de ontem não ter sinal de celular, segundo o que foi informado pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Camocim. 

Como

ENTENDA A NOTÍCIA


O MP baseou-se no fato de o gestor ter descumprido lei orçamentária para abrir créditos suplementares. A margem-limite foi ultrapassada em quase R$ 6 milhões. O TCM confirma a operação irregular.


Serviço


Ministério Público-CERua Assunção, 1100 - bairro José Bonifácio, Fortaleza - Ceará.


http://www.pgj.ce.gov.br/Atendimento ao público podem ser informados pelo telefone (085) 3252.6406

Nenhum comentário:

Postar um comentário