sábado, 31 de março de 2012

Seminário realizado pela ACECCI capacita para fiscalizar contas públicas.

A Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade - ACECCI, é um movimento social que esta vem sendo articulado a quase dois anos e que agora nos dias 28 e 29 de Março deu o primeiro passo para começar a atuar realizando um seminário para capacitação para o controle social. O evento foi realizado em parceria com o ARTICLE 19, ETHOS, CESAU, MOPAAN, CGU, AGU, TCU, TCM, TCE E MPE - PROCAP.

Dr. Luiz Alcântara em sua palestra mais uma vez afirmaA CORRUPÇÃO ESTA GENERALIZADA.


A Ação Cearense de Combate à Corrupção e Impunidade (Acecci) promoveu nos dias 28 e 29 de Março, o Seminário de Capacitação para o Controle de Contas Públicas. O evento ocorreu no hotel Mareiro.

Este seminário, que foi realizado para 170 pessoas, que contou com participantes de mais de 30 municípios do estado do Ceará, onde conseguimos reunir palestrantes dos principais órgãos de controle, CGU, AGU, TCU, TCM, TCE E MINISTÉRIO PÚBLICO, para que dessem um minimo de capacitação para atuação no controle social.




O evento teve objetivo de capacitar os cidadãos para o entendimento das leis que regem as contas públicas e formar grupos de cidadãos dispostos a visitar municípios do Estado e fiscalizar o orçamento público.



Dos participantes deste seminário foram criados grupos para atuarem no controle social nos municípios, onde em parceria com o Article 19 a Acecci realizara oficinas, cursos de controle social e fiscalizações nas contas públicas.


Houve palestras de representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Ministério Público Estadual, da Advocacia Geral da União (AGU), do Tribunal de Contas da União (TCU), Estado (TCE) e o do Município (TCM) e de ativistas no combate a corrupção de outros estados que passaram as suas experiencias de anos no controle social das contas públicas, como o Dr. Arimateia Dantas, Advogado e coordenador da FORÇA TAREFA POPULAR DO PIAUI, e também representante do ARTICLE 19 E INSTITUTO ETHOS.



O objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade civil sobre seus deveres de cidadania. Cidadãos de mais de trinta municípios se inscreveram nos grupos. agora a missão é nos organizarmos para segunda etapa do projeto e sair das palavras para as ações.

Já a partir de Abril a ACECCI em parceria com o ARTICLE 19 começara a organizar oficinas e cursos de controle social nos municípios, e também a ação pratica, identificatório, fiscalizando, juntando provas e denunciando os casos de corrupção. A primeira ação sera em fortaleza no dia 09 de abril onde acontecera oficinas realizadas pelo ARTICLE 19, o assunto sera o DIREITO AO ACESSO A INFORMAÇÃO, a informação é essencial para o cidadão que pretende exercer a sua cidadania combatendo a corrupção.


Outra ação da ACECCI sera em relação as próximas eleição com a criação de comités 9840 nos municípios, estamos parceria com o  MCCE e outas entidades parceiras para informação, orientação e também como adquirir o material necessário.

Como as outras entidades, a Acecci não dispõe de recursos,  por isso precisara  buscar parcerias com as entidades parceiras  para a criação destes comités. Nossa atuação nas eleições sera de conscientização dos eleitores para a não vender o voto e fiscalizar e denunciar crimes eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário