quinta-feira, 5 de abril de 2012

Crato-CE: Estudantes da Urca se mobilizam e questionam falta de ação do Governo.


Os estudantes da Universidade Regional do Cariri (Urca) iniciaram uma mobilização que, segundo eles, não tem tempo para parar. A informação é da estudante Vladiana Feitosa, do Centro Acadêmico de Pedagogia e uma das coordenadoras da mobilização.



Os estudantes estão mobilizados desde a última segunda-feira, quando pressionaram a Reitora da instituição, professora Otonite Cortez por uma reunião. O encontro se deu na terça-feira pela manhã, no Salão de Atos, no Campus do Pimenta.





Para Vladiana Feitosa nada avançou, já que a reitora deu poucas explicações convincentes aos estudantes.

"A gente esperava que fosse explicado pelo menos por que a limpeza não é feita, por que não temos concurso para professor efetivo, por que não temos estrutura para os cursos", questionou. 

Segundo a estudante em cursos como educação física e enfermagem falta estrutura e professor. No curso de pedagogia, onde estuda no nono semestre, falta professor para uma cadeira do último semestre, prejudicando vários alunos.





Os estudantes reivindicam concurso público para professor efetivo, melhorias na infraestrutura da instituição, como da biblioteca, estrutura para os cursos e mais equipamentos.

Vladiana informa ainda que a Urca vem a muito tempo funcionando de forma ilegal, com uma quantidade exagerada de professores substitutos, que na opinião dela, "não estão substituindo ninguém, exceto os professores efetivos que deveriam estar trabalhando",afirma.
A professora Otonite Cortez disse achar justa as reivindicações dos estudantes. "Em primeiro lugar é preciso dizer que as reivindicações dos estudantes são justas e nós estamos trabalhando da melhor maneira possível para resolver essas questões",afirmou.

Quanto ao concurso público para professor efetivo a professora Otonite disse que concorda com essa reivindicação. "É claro que concordo, já reivindiquei isso ao governo, nas a decisão de fazer concurso não é nossa está nas mãos do governador", explicou.

Otonite disse que está aguardando ser chamada pelo governador para discutir as reivindicações do estudantes e apresentar outras feitas pelo própria reitoria.

Atualmente a Urca está realizando concurso para professores substituto e temporários.





Os estudantes prometem que não vão parar as mobilizações. Para Vladiana, a mobilização vai atingir todos os cursos e em breve toda a universidade vai estar mobilizada. "Pretendemos não parar esse movimento até podermos discutir com o Governo nossas reivindicações" afirma.

Os estudantes reunidos em uma coordenação de mobilização tiraram o indicativo de mobilizações e paralisações como forma de pressionar a reitoria e o Governo do Estado por uma resolução par aos problemas vividos pela Urca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário