domingo, 1 de novembro de 2009

Tirando-se o palavrório, nada muda no PSDB

o vácuo da eleição da nova Executiva, o PSDB cearense esteve nos últimos dias no centro do xadrez político de 2010. No embalo do ato político, falou-se de tudo um pouco sobre os rumos do tucanato. Que o grupo político iria, finalmente, sair de cima do muro em relação ao governo Cid Gomes (PSDB); que estaria em curso um novo projeto para o Estado; que o senador Tasso Jereissati ficaria à disposição do partido, ``fazendo aquilo que for necessário``, nas palavras do próprio ex-governador. Para os menos sensatos, significaria, em última análise, o rompimento tucano com o Palácio Iracema e, por consequência, a entrada do líder na disputa pelo Governo do Estado. Menos, por favor! Todo o palavrório da legenda não passou de palavrório. Coisas de eventos partidários. O PSDB permanece no mesmo lugar. O objeto do desejo continua sendo a reeleição do senador. Essa é a prioridade. Em seguida, vem o desafio de minimizar a minguada que a bancada na Assembleia Legislativa certamente sofrerá no ano que vem. Por forças das circunstâncias atuais, é esse o PSDB que está esperando 2010 chegar. O resto vale uma nota de três reais.

O HISTÓRICO RECOMENDA CAUTELA
Voltemos a 2008. Eleições municipais. Pré-campanha. Lembram de como começou e como terminou a participação do PSDB no pleito? Nas primeiras articulações, tinha-se um partido comportando-se como forte, mirando na Prefeitura de Fortaleza. Mesmo fora do poder estadual, seus representantes chalravam que era chegada a hora de conquistar a Capital do Estado, finalmente. Seminários, encontros e muitas críticas à gestão Luizianne Lins antecederam as especulações sobre os prováveis candidatos. A ex-deputada Tânia Gurgel, o radialista Paulo Oliveira e o ex-presidente da Assembleia, Marcos Cals, não propriamente nessa ordem, eram os mais citados. Este último chegou a transferir o título de eleitor do domicílio de Boa Viagem para Fortaleza. Nos finalmentes, os arroubos murcharam e deu-se a indicação de Antenor Naspolini, que estava totalmente fora do circuito político local, para a chapa puxada pela candidata Patrícia Sabóia (PDT), que amargou um longínquo terceiro lugar. Percebam que essa era uma situação na qual os tucanos não tinham o que perder. Portanto, a aposta poderia ser alta. Muito diferente de agora. MINEIRO SEM MINEIRICE
A política é a arte do impossível. O governador de Minas Gerais (PSDB), Aécio Neves, voltou a pressionar o partido para que seja definido o quanto antes o nome para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele ameaça abrir 2010 anunciando-se no páreo, se até lá nada for decidido. Comportamento menos mineiro, impossível. Por outro lado, o pragmático governador de São Paulo, José Serra, dá tempo ao tempo e tenta levar a indefinição até março.

A (DIS)FUNÇÃO DE FHC
Começa a gerar uma boa dose de expectativa o papel do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso & se é que ele vai ter um - nas eleições presidenciais do próximo ano. Pela movimentação dos governistas, que insistem na falaciosa estratégia da eleição plebiscitária, seria ideal, para os petistas, ter FHC com função relevante e de visibilidade na campanha tucana. A tal da comparação entre as duas ``eras`` seria facilitada.

INIMIGOS COMUNS
Primeiro, foi o opositor figadal do Palácio do Planalto, Roberto Freire, presidente nacional do PPS. Em entrevista à TV O POVO, o ex-comunista defendeu que Serra renegue a ``era FHC``. Agora, é o pré-candidato Ciro Gomes (PSB), que a pretexto de alfinetar José Serra e justificar sua aproximação com Aécio, disse que o paulista é da ``turma`` de Fernando Henrique. Assim, FHC consegue unir sob a mesma tese os desafetos Freire e Ciro.

DEBATES DO POVO NA REDE
Está na rede mundial de computadores, desde a tarde de ontem, o blog Debates do Povo (blog.opovo.com.br/debatesdopovo). Hospedado no portal O POVO Online, o espaço de discussão vem agregar-se ao já dinâmico formato do programa homônimo. Ancorado por este colunista, o Debates vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 13 às 14 horas (local), na rádio O POVO/CBN (1010). Além do telefone, o ouvinte/internauta terá, a partir de agora, mais um canal de interação com os assuntos que mexem com o nosso dia a dia. Os comentários mais pertinentes serão lidos no programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário