domingo, 20 de dezembro de 2009

O eleitor pergunta e poucos respondem

Esta matéria copiei na íntegra, do jornal O POVO. Ela dá uma boa ideia do respeito que os políticos têm para com os seus eleitores. Vejam abaixo:

Repórter do O POVO envia emails a parlamentares cearenses, sem se identificar como jornalista, para saber qual o nível de atenção que eles dão ao eleitor. De 75, apenas oito deram algum retorno.

Quando foi que você falou com seu deputado pela última vez? Levando em conta o difundido pensamento de que os políticos só ``aparecem`` de quatro em quatro anos, durante as campanhas eleitorais, a melhor resposta possível seria: em 2006 - ano da última eleição para deputados, senadores, governadores e presidente. Para conferir a eficácia dos canais de comunicação entre cidadão e parlamentar, O POVO enviou emails para todos os deputados estaduais e federais cearenses. E aguardou uma resposta.

Nos dias 19, 20 e 23 de novembro, ``João de Sousa`` - primeiro prenome e primeiro sobrenome do repórter - enviou emails para os parlamentares cearenses. Identificando-se não como ``imprensa``, mas como ``cidadão e eleitor``, cobrou dos deputados um balanço de suas atuações nos quase três anos da atual legislatura.

Das respostas
O deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) respondeu menos de duas horas após o envio e pediu o endereço para o envio de informativos impressos, que chegaram dias depois.

O deputado estadual Cirilo Pimenta (PSDB) respondeu em menos de 12 horas ressaltando a importância de informar os cidadãos. No email, colocou-se ``à disposição``, mas ficou apenas na promessa de informações. Lula Morais (PCdoB) levou 16 horas para retornar e, em apenas duas linhas de texto, limitou-se a sugerir uma visita ao seu site.

Em quatro dias, Heitor Férrer (PDT) deu retorno ao contato. Defendendo a necessidade de prestação de contas dos políticos, remeteu o acompanhamento de sua atuação a seu site e à mídia. Após 11 dias, Adahil Barreto (PR) ``reconheceu a importância`` da solicitação de informações e também sugeriu uma visita ao site.

Artur Bruno (PT) encaminhou seu informativo por email após 12 dias. No arquivo, notícias sobre iniciativas do deputado e informações sobre projetos de sua autoria. A deputada federal Gorete Pereira (PR) respondeu após 14 dias. Ela apontou as prioridades de sua atuação - saúde e ``melhores condições para os deficientes, crianças e adolescentes`` - e também remeteu a seu site.

Ferreira Aragão, deputado estadual pelo PDT, respondeu após 19 dias e desculpou-se pelo atraso, causado por sua ``agenda lotada``. Ele listou projetos de sua autoria e acompanhamento de sua atuação pelo site da Assembleia e pelo Google.

Nas próximas páginas, O POVO coloca em discussão as formas e a eficácia da comunicação entre cidadão e parlamentar na era da Internet e os pesos do voto para o parlamentar e o da organização para o cidadão fazer-se ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário