terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

É preciso uma terceira via: Caucaia se cansou da politicalha do passado, é necessário um novo modelo, uma nova opção


A cultura da corrupção parece ter encontrado seu ambiente ideal nas entrâncias do Mato Queimado. Caucaia, cidade de fortes potencialidades, foi sempre castigada por políticos que só pensam no próprio espírito.
Sai um, entra a esperança que decepciona toda a cidade. A história vem se repetindo durante décadas. O município e sua população são as principais vítimas dos maus políticos que se utilizam do suporte público para alavancar sua vida privada. Sofre povo, perde Caucaia que fica paralisada e atrás de outras cidades que tem menor porte, mas que são melhores administradas.
Para saber o quanto Caucaia ficou para trás (um fenômeno avassalador de políticos que passaram e que se encontram no poder) basta a pessoa circular pelo interior do Ceará e fazer uma simples comparação com cidades do porte de Caucaia. Municípios como Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Iguatú, com menos recursos e população, os seus Governos Municipais fazem bem mais do que a nossa cidade fez durante décadas de desperdícios.
Por que será que a cultura da malandragem administrativa é sempre instaurada nesta cidade? Esta é uma reflexão que não apenas os políticos de Caucaia, mas todos os seus cidadãos devem fazer. O cidadão deve ser livre para votar, e não vender seu voto. No momento em que negocia seu voto já perde a total credibilidade de questionar algo dos políticos que estão no poder municipal. A população deve ter um cuidado maior com a responsabilidade das urnas, mas o poder não pode cegar e mudar os gestores que ganharam os seus cargos políticos através da força democrática das eleições.
Outra pergunta que se deve fazer é: por que se alterna o poder e parece que a cidade continua com a mesma administração do passado? A cidade fica mal cuidada, sai a família real do “ser feliz” entra o Dr. da triste moralidade e a saúde parece permanecer na eterna incompetência de quem não zela nem da saúde pública dos seus cidadãos. Isso sem contar com o atraso da infra-estrutura do município que na maioria dos seus bairros faz vergonha (sem comparações com outras cidades cearenses do seu porte).
Mas, por que isso só parece acontecer nas terras de Caucaia? Talvez por que seu povo ainda não tenha o poder de ter uma nova opção com uma inovadora proposta política para o municio e seus cidadãos. Uma pessoa que tivesse um comprometimento e que jamais tivesse o direito de errar. Um cidadão de Caucaia, que nasceu, e principalmente que mora na cidade, e não que venha por aqui apenas nas épocas de eleições atrás de voto, e more distante, em Fortaleza ou outras cidades.
A falta de compromisso dos políticos do passado já começa em não ser de Caucaia, em não morar no município. O político sério tem que ser altamente conhecedor dos problemas e dificuldades do seu povo. Ser querido e gostar do povo. Tem que andar no meio da população: ouvir críticas, sugestões, e colher propostas. Esconder-se do povo é a covardia que invadiu além do poder da incompetência. Os desafios são muitos, mas a força jovial da nova opção levantará as mangas e abraçará o trabalho dia após dia, ausente da moleza vista nos dias atuais, herança maldita da época dos Arrudas.
Há uma necessidade de criação de uma terceira via. Os cidadãos de Caucaia não querem jamais voltar ao passado, muito menos continuar no marasmo que ai está. A nova opção vingará e fará a cidade inteira prosperará numa nova era, onde de fato Caucaia já mereceria estar a muito tempo – no topo da vanguarda do desenvolvimento cearense.
Possuímos um potencial incrível. Nosso povo é trabalhador – falta apenas dar oportunidades. Esta cultura corrupta um dia vai se acabar. E está mais próximo do que longe. A lentidão, a burocracia no marasmo aguçado, a fazer o povo de besta, estão com os dias contados. Uma nova era irá surgir. O período do conhecimento, do respeito ao cidadão, da competência administrativa, da humanização administrativa, do acompanhamento de perto de tudo que se passa pelo município, da fiscalização e das rápidas providencias dos problemas da cidade. Caucaia não merece mais dar oportunidades aos que já conquistaram e até agora não provaram e praticaram nada dos seus discursos de campanha.
O Blog do Deuzinho tenta dar a sua contribuição para que esta reflexão comece a se espalhar por toda a cidade. Todos os dias levantamos diversos questionamentos, não no sentido apenas de criticar por criticar, mas de entrar na essência dos problemas, e tentar contribuir para o engrandecimento da cidade. Chega de políticos do passado! Chega de gestores desonestos! Chega do povo só apanhar! O povo de Caucaia chegou ao seu limite! Merece um mínimo de respeito e consideração! No futuro, não muito distante, Deus dará a resposta, e será muito mais Caucaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário