sábado, 10 de abril de 2010

Ex-prefeito de Caruauru está na cadeia e é candidato

Da Folha de S. Paulo: “Vou sair fortalecido, tocar minha campanha e ser deputado estadual.” A promessa foi feita pelo ex-prefeito de Caruaru (PE) Neguinho Teixeira (PSDC), em entrevista ao ser preso no último dia 24.
Ele divide uma cela com outros cinco detentos, mas diz já estar em campanha por um mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Réu em nove processos criminais, o ex-prefeito é destaque na ala dos chamados políticos de ficha suja. O grupo ganhou fôlego na última quarta-feira, quando a Câmara Federal adiou a votação do projeto de lei que impede o registro de candidatos com contas a acertar na Justiça.
Neguinho é acusado de fraudar licitações e desviar pagamentos quando presidiu a Câmara de Vereadores de Caruaru, entre 2007 e 2008. Num dos casos, o Ministério Público afirma que ele simulou a contratação de um deficiente mental para embolsar R$ 450 por mês.
A prisão foi decretada depois que uma testemunha recebeu ameaça enquanto prestava depoimento contra o ex-prefeito. O recado veio por mensagem de celular: “Se falar contra mim, vou lhe dar uma pisa (surra). Neguinho”.
Na decisão, o juiz Gleydson Pinheiro, da 3ª Vara Criminal de Caruaru, afirmou que as acusações “chocam e arrebatam o conceito de moralidade”. E acrescentou: manter o réu solto seria “um estímulo à reiteração delitiva”.
Apesar da série de denúncias, frequentadores da Feira de Caruaru ouvidos na semana passada pela Folha acreditam que Neguinho pode ser eleito novamente.
“No Brasil, tudo é capaz. Tem a política de que é dando que se recebe…”, afirmou o cortador de peles Rômulo Barbosa.
“Ele fez uma coisa muito errada. O senhor acha que pode ser candidato depois de mexer no dinheiro do povo?”, perguntou a vendedora Inácia Severina da Silva.
O advogado do ex-prefeito, Ademar Rigueira, confirmou que ele quer ser candidato: “O fato de responder a nove processos não pode tirá-lo da vida pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário