terça-feira, 1 de junho de 2010

VIOLÊNCIA: ASSEMBLEIA CONVOCA SANTANA E ROBERTO SAMPAIO A DAR EXPLICAÇÕES

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Heitor Férrer, intimou o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, e o vereador Roberto Sampaio, a prestarem esclarecimentos sobre a participação deles no sequestro seguido de tortura do editor do Jornal Sem Nome, Gilvan Luiz.

Santana telefonou na tarde desta segunda (31) para o deputado Heitor Férrer para agendar seu depoimento. Foi explicado que ele tem o direito de oferecer sua defesa no caso por escrito. O mesmo vale para o vereador Roberto Sampaio.

Heitor Férrer, após receber as defesas de Santana e Roberto Sampaio, acusados pela vítima Gilvan Luiz de participação nas agressões, irá decidir o rumo do caso. O presidente da Comissão de Diretos Humanos aguarda que a Polícia Civil conclua as investigações e aponte rapidamente os culpados.

DELEGADO AFIRMA JÁ SABER QUEM FORAM OS AGRESSORES DO JORNALISTA DE JUAZEIRO.


Com investigação avançada, o caso do seqüestro e tortura do editor do Jornal Sem Nome, Gilvan Luiz, ocorrida no último dia 20, em Juazeiro do Norte, pode ser esclarecido ainda esta semana. De acordo com o titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de Juazeiro, Levi Gonçalves Leal, o caso Gilvan Luiz está praticamente elucidado.

Os autores do seqüestro e espancamento já são conhecidos pela Polícia. Porém, o delegado aguarda o resultado da perícia para somente depois trazer os nomes a público. A notícia é da repórter Mirelly Morais, do Jornal do Cariri. A matéria pode ser lida na íntegra na edição desta semana.

SUPERINTENDENTE DANTAS ASSUME COMANDO DE INVESTIGAÇÕES EM JUAZEIRO


O superitendente da Polícia Civil, delegado Luiz Carlos Dantas, surpreendeu ao desembarcar nesta segunda em Juazeiro do Norte acompanhado de mais dois delegados. A missão oficial de Dantas é apenas acompanhar o inquérito policial que apura o sequestro seguido de tortura do jornalista Gilvan Luiz, editor do Jornal Sem Nome. Mas, na verdade Dantas estaria assumindo pessoalmente o comando do polêmico inquérito sobre a violência que atingiu a liberdade de imprensa no Cariri.

A decisão de Dantas assumir o inquérito policial está repleta de interrogações. O delegado da Polícia Civil, Levi Leal, foi afastado do caso? Por que Levi Leal está sendo afastado? Por que esse afastamento acontece um dia depois de Levi Leal anunciar ter identificado os autores do sequestro seguido de tortura? Quem são os agressores identificados pelo delegado Levi Leal? Por que esse súbito interesse do superitendente da Polícia Civil em comandar esse inquérito em Juazeiro do Norte?

Em Juazeiro, não há mais dúvidas sobre os três autores da violência cometida contra o jornalista Gilvan Luiz. Os sequestradores e também torturadores foram verdadeiros aloprados. Deixaram dentro do Corolla um telefone celular. Através desse aparelho a Polícia Civil os identificou. Mas, estranhamente nada disso foi divulgado. Tudo é mantido em segredo.

O delegado da Polícia Civil, Levi Leal, solicitou a prisão preventiva dos autores da violência contra o jornalista. Mas, a informação não confirmada é que o pedido foi negado. Não se sabe as razões da negativa. Tudo é mantido sob sigilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário