terça-feira, 17 de agosto de 2010

COMEÇA A PROPAGANDA ELEITORAL NO RÁDIO E NA TELEVISÃO. É O PALANQUE ELETRÔNICO.

A campanha no rádio e na TV permanecerá no ar até 30 de setembro.

A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começa a ser veiculada no rádio e na televisão nesta terça-feira (17) e vai ao ar até 30 de setembro. Serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, às 7 e 12 horas no rádio e às 13h e 20h30 na televisão, considerado o horário de Brasília.

Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários - seis para cada cargo - em forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8 e 24 horas, inclusive aos domingos. De acordo com a legislação, é proibida a divulgação de propaganda paga nas emissoras de rádio e TV.

A propaganda dos candidatos nesses veículos restringe-se ao horário eleitoral gratuito.

CARGOS

Às segundas, quartas e sextas-feiras será veiculada a propaganda dos candidatos a governador (18 minutos), seguida dos programas de deputado estadual/distrital (17 minutos) e senador (15 minutos). Já às terças, quintas e sábados será transmitida a propaganda de candidatos à Presidência (25 minutos) e, logo depois, a de deputado federal (25 minutos).O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou a divisão oficial do tempo da propaganda de TV dos candidatos à Presidência: Dilma Rousseff (PT) terá 42,6% do espaço total. José Serra (PSDB) ficará com 29,2% do tempo. Marina Silva (PV), 5,6%. Dilma terá 10min39s em cada um desses blocos. Serra, 7min19s. Marina, 1min23s. O tempo na propaganda de TV é definido principalmente com base no peso que cada partido da coligação tem na Câmara dos Deputados.

O TSE também divulgou o número total das chamadas “inserções” (peças de campanha inseridas diariamente, inclusive aos domingos, nos intervalos comerciais das emissoras), para cada candidatura. A proporção é a mesma dos blocos --ou seja, 42,6% do total para Dilma, 29,2% para Serra e 5,6% para Marina. Ao todo, Dilma terá 230 inserções de 30 segundos cada uma. Ou 460 de 15 segundos, caso a campanha decida fatiá-las. Serra terá 157 inserções de 30 segundos (ou 314 de 15 segundos). Marina ficará com apenas 29 inserções de 30 segundos (ou 58 de 15 segundos).

SEGUNDO TURNO

Caso haja segundo turno para presidente ou governador em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita pode começar a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno, sendo o dia 16 de outubro a data limite para o seu início. Nesse caso, o tempo da propaganda é dividido igualitariamente entre os dois candidatos que disputarão essa fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário