segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Eleitores podem buscar ficha limpa dos candidatos na internet.

O Confea recebeu, na tarde de ontem (29/7), integrantes do MMCE (Movimento de Combate à Corrupção), para coletiva de imprensa, com o objetivo de lançar o site Ficha Limpa, idealizado pela Abracci (Associação Brasileira Contra a Corrupção e Impunidade).

Em entrevista, Marlon Reis, do MCCE informou que o movimento conta com diversos parceiros, entre eles o Confea e a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e que a campanha Ficha Limpa, que recolheu milhares de assinaturas país afora, tem como pano de fundo a transformação de padrões éticos tanto na política quanto no comportamento da sociedade. “Queremos que cada eleitor analise o passado de seu candidato e que a ética seja o requisito básico. Queremos contribuir para formar uma nova cultura política brasileira”.

Por sua vez, Caio Magri, da Abracci, apresentou o site como uma ferramenta a mais no combate a corrupção e que traz a originalidade de esperar que o candidato se inscreva e preste contas semanais sobre o financiamento de sua campanha, quem doou, quanto e em quê os gastos são realizados.

“Essa é a condição básica”, alerta Magri, que garante bloqueio de candidatos que queiram apenas divulgar sua propaganda eleitoral. “No site Ficha Limpa só entram os que por iniciativa própria queiram prestar contas de seus atos, enquanto candidato, para a sociedade”.

Magri considera “preocupante” o fato de nas duas últimas eleições, 15% dos 4 bilhões de reais arrecadados pelos candidatos, terem sido doados por 486 empresas. Para ele, é preciso “vigilância” sobre o comportamento dos 18 mil candidatos que este ano disputam as eleições em outubro.

Para Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea, é o momento para se dar início ao movimento em prol da Reforma Política. “Também precisamos da Reforma Tributária, por isso é importante continuarmos com essa mobilização dentro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que tem o Confea, a OAB, a CNBB e tantas outras instituições mobilizadas por um Brasil melhor”.

Conheça o novo site Ficha Limpa, acessando: www.fichalimpa.org.br ou www.fichalimpaja.org.br

Maria Helena de Carvalho
Assessoria de Comunicação do Confea

Nenhum comentário:

Postar um comentário