quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O que os deputados fazem quando deviam estar no plenário .

Desde que a campanha eleitoral começou, as sessões da Assembleia ficaram mais esvaziadas do nunca, apesar de o painel sempre ficar repleto de presenças. O POVO foi atrás dos parlamentares saber o que faz eles ficarem longe do plenário.

Às 10h40min o placar eletrônico da Assembleia Legislativa registrava a presença de 30 parlamentares. Plenário praticamente lotado na sessão de ontem? Nada disso. Como já é costume – principalmente durante o período de campanha eleitoral – a maioria dos deputados apenas “bateu ponto”, indo em seguida se dedicar a outras atividades. Atividades essas que O POVO apresenta hoje, depois de percorrer quase todos os gabinetes à procura dos parlamentares que, pelo menos oficialmente, estavam no Legislativo - e recebendo por isso.

A primeira tentativa foi com o deputado Augustinho Moreira (PV). Chegando ao gabinete de número 303, a notícia: o parlamentar não se encontrava. Tinha ido gravar sua propaganda eleitoral, como informou a secretária de Augustinho. Segundo ela, o deputado não tinha nem mesmo aparecido ontem. Questionada sobre como ele teria registrado presença, eis que imediatamente o deputado entra em seu gabinete.

Ele confirmou que estava gravando programas e que geralmente usa o tempo das sessões para atender seus eleitores. “Quando possível, nós fazemos os encaminhamentos necessários para a solução de alguns problemas que nos aparecem. Geralmente isso é corriqueiro”, afirma.

Augustinho argumenta ainda que permanecer em plenário não é a melhor opção. “Às vezes ficam só naquela conversa, né? Mas são conversas improdutivas, que não interessam muito ao nosso povo e, portanto, se tornam enfadonhas. O tempo é melhor aproveitado em outros assuntos de relevância e interesse da população”.

Em outros casos, nem mesmo as secretárias sabiam o paradeiro de seus chefes. Foi o caso de Lidijane Rocha, que trabalha para o deputado José Sarto (PSB). “Ele já passou por aqui e foi embora. Mas não faço a mínima ideia de onde ele esteja agora. Às vezes ele passa no hospital para atender alguém”, explicou.

Já a secretária da deputada Lívia Arruda (PMDB), Raquel Tavares, sabia muito bem o que a parlamentar – cuja presença constava no painel da Assembleia - estava fazendo no horário da sessão: campanha eleitoral. “Aqui no gabinete ela não passou. Está mais voltada para a campanha, reuniões, articulações”.

Ressalte-se que uma decisão da Mesa Diretora enxugou as sessões para apenas dois dias na semana durante o período de campanhas: terças e quartas-feiras. Exatamente para evitar o esvaziamento da Casa. Entretanto, a estratégia ainda não surtiu efeito. Ontem, por exemplo, o momento mais movimentado da sessão reuniu 15 parlamentares em plenário.

Viagem longa


A necessidade de campanha é tão grande que alguns deputados já viajaram ontem mesmo para o Interior. Neném Coelho (PSDB) foi um deles. Segundo uma de suas secretárias, Flávia Fernandes, ele só volta segunda-feira. Tantos dias já dedicados à eleição não evitaram que ele participasse ontem de duas reuniões de campanha na hora da sessão.

Italo Coriolano
coriolano@opovo.com.br


Fonte o Povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário