terça-feira, 21 de setembro de 2010

Debate na Tv Cidade repercute denúncia do desvio de 300 milhoes.

Mais uma denúncia predominou no debate entre os candidatos ao governo do Estado no Ceará. O mais recente, promovido pela TV Cidade, na noite de segunda, 20, o candidato ao governo, Lúcio Alcântara, cobrou explicações, em nome do público cearense, em relação à matéria publicada na última edição da revista Veja sobre o desvio de R$ 300 milhões das prefeituras do Estado e Ministério da Integração Nacional.

A operação, que está em investigação pela Polícia Federal, foi batizada de "Integração Cearense". O empresário Raimundo Morais Filho, a título de delação premiada, segundo a Revista Veja, apresentou 79 mil arquivos, em 27 gigas de memória de um computador, que demonstram indícios de corrupção no Ministério da Integração, na gestão de Ciro Gomes. As prefeituras envolvidas fariam licitações dirigidas, que beneficiavam sempre uma das 17 empresas de Morais Filho, que ficava com 4% dos recursos. O que chegava às prefeituras acabava em obras de qualidade inferior. A sobra do dinheiro teria ajudado na eleição de Cid e Ciro, em 2006, conforme relata a reportagem.

Com base nestes argumentos, Lúcio manteve o tom da necessidade de transparência na administração. Após o governador afirmar que não conhecia Morais Filho, Lúcio questionou a exibição de fotos, publicadas no site da revista Veja, mostrando fotos onde empresário e o governador estão próximos e no mesmos palanques durante a campanha de Cid, em 2006, e em uma entrega de obra pública no município de Madalena, em 2009.

"Estamos no período de eleições, momento propício para conhecer o que os candidatos andam fazendo ou não para chegar ao poder. Apresento meu nome ao povo do Ceará pela minha história, meus 40 anos de vida na política sem trazer manchas que maculem a confiança dos eleitores em mim", afirma Lúcio.

Do lado de fora, a juventude do PPS marcou presença em um ato de protesto contra o silêncio dos principais veículos de comunicação do Estado diante das denúncias, apresentadas praticamente a cada semana pela mídia nacional, a exemplo da Revista Veja e dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e o Estadão. Amordaçados, com panos na boca, os jovens protestaram contra o que consideram censura a qual está submetida a imprensa local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário