quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Direito à Informação: Índice Global em Discussão.

De: artigo-19@googlegroups.com [mailto:artigo-19@googlegroups.com] Em nome de Comunicação Artigo 19
Enviada em: terça-feira, 21 de setembro de 2010 16:30
Para: artigo-19@googlegroups.com
Assunto: Direito à Informação: Índice Global em Discussão
logo port.JPG
Para publicação imediata – 21 de setembro de 2010
COMUNICADO

DIREITO À INFORMAÇÃO: ÍNDICE GLOBAL EM DISCUSSÃO

Antecipando-se ao Dia do Direito a Saber, 28 de setembro de 2010, a ARTIGO 19 lança hoje o Índice Global do Direito à Informação, uma nova ferramenta para comparar e contrastar leis de acesso à informação, destacando fraquezas e boas práticas.

Na última década, muitas novas leis de acesso à informação pública foram adotadas ao redor do mundo. Apesar desse desenvolvimento promissor, muitas vezes é difícil saber e avaliar a adequação dessas legislações. A partir de um projeto piloto bem-sucedido realizado em 2009 no México, a ARTIGO 19 está lançando uma metodologia revisada para testar legislações nacionais de direito à informação, possibilitando comparações internacionais.

O Índice Global do Direito à Informação ajudará na avaliação de leis de acesso à informação ao redor do mundo de forma a identificar e compreender melhor suas forças e fraquezas estruturais. O índice vai oferecer a militantes desse direito e a formuladores de políticas em todos os níveis a possibilidade de comparar dispositivos legais entre países e examinar experiências para ver quais funcionam melhor.

A ARTIGO 19 está divulgando uma proposta com o modelo e os indicadores e convida a comunidade global em prol do direito à informação a comentá-los até 31 de outubro. A ARTIGO 19 começará então uma experiência global nos países onde já possui escritórios e projetos. Inicialmente, o Brasil não fará parte do índice, uma vez que uma lei de acesso à informação ainda aguarda aprovação pelo Senado.

NOTA AOS EDITORES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário