quinta-feira, 2 de setembro de 2010

VERGONHA. VERGONHA. PARA QUEM VENDE; PARA QUEM COMPRA.

Mais três deputados desistem de disputar vaga na Assembleia
 
Três deputados estaduais do Ceará desistiram disputar reeleição nas eleições deste ano. Segundo eles, o principal motivo é o alto custo das campanhas. São informações de reportagem publicada no O POVO desta quarta-feira (1). De acordo com um dos deputados que abriram mão de concorrer, Manoel de Castro (PMDB), a corrupção levou o custo das campanhas a valores “exorbitantes”. “(A política) está tão degenerada que os candidatos fazem leilão na frente do eleitor pelo voto dele”, justificou. Para ele, a corrupção, em alguns casos, parte do próprio eleitor: “Eles (os eleitores) querem uma ajuda financeira, ‘se não der, tem que dê’, é o que eles falam pra gente.”

Ela já havia registrado sua candidatura na Justiça Eleitoral e não homologou sua desistência, mas garante que não irá mesmo concorrer. Além do alto investimento, o parlamentar ressaltou também que questões familiares o afastaram destas eleições como candidato. Manoel continua atuando apenas nos bastidores, como coordenador da campanha à reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Além disso, disse que vai tentar transferir sua base eleitoral para Domingos Neto e Maílson Cruz, ambos do PSB, postulantes a deputado federal, e Luiza Lins (PT), que concorre a deputada estadual. Todos apoios por “convicção política”, afirmou. O deputado estadual Luiz Pontes (PSDB) também desistiu. Ele disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não deu início à campanha por receio de ter que gastar muito. Pontes já foi senador e também atuou como secretário de Governo de Lúcio Alcântara no Governo do Estado. Ele pensou em candidatar-se a deputado federal e depois à reeleição, mas não oficializou nenhuma das candidaturas. Ele ainda permanece na campanha para tentar transferir votos de sua base eleitoral para o candidato a deputado estadual Rogério Aguiar (PSDB), e para apoiar os tucanos Marcos Cals, ao Governo, e José Serra, à Presidência. O deputado estadual Guaracy Aguiar (PRB) também já havia anunciado no dia 11 de agosto, na tribuna da Assembleia Legislativa, que desistiu de concorrer a eleição deste ano. Ele iria pleitear uma vaga de deputado estadual, mas alegou não desistir por motivo de saúde e falta de dinheiro. Na mesma sessão da Assembleia Legislativa, Luiz Pontes defendeu uma “profunda” reforma política para tentar evitar a corrupção eleitoral. “Infelizmente, a política virou uma balcão de negócios. Tem gente pagando num voto R$ 100”, lamentou.

Mais deputados

Outros nove deputados estaduais eleitos para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2006 também não disputam a uma vaga na Assembleia Legislativa. Artur Bruno (PT), Edson Silva (PSB), João Ananias (PCdoB), Tomás Figueiredo(PSDB), Francisco Caminha (PHS) concorrem uma vaga na Câmara Federal. Já o presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB), e Marcos Cals (PSDB) fazem campanha para assumir o Governo do Estado. José Ilo Dantas (PSDB) e Lívia Arruda (PMDB) não constam na lista de registro de candidatos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE).

Fonte: Jornal O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário