quinta-feira, 28 de outubro de 2010

JORNAL ESTADO DE MINAS VAI TER DE SE EXPLCAR À POLÍCIA FEDERAL – GUERRA DE DOSSIÊS NO NINHO TUCANO.

Diretor de jornal mineiro será convocado a depor na Polícia Federal.
Quando um jornal é suspeito de participar de forma ilegal num esquema de levantamento de informações, visando conseguir dados que possam ser usados para favorecer um candidato, ou lhe servir de escudo contra ataques de um membro do próprio partido desse candidato, numa guerra suja de possível arapongagem, a liberdade de imprensa está sendo desvirtuada.

 

Amaury Jr., o Jornal Estado de Minas, Aécio Neves, José Serra, Marcelo Itagiba, arapongas e despachantes, quebra de sigilo fiscal e elaboração de dossiês no ninho tucano para ver quem sairia candidato pelo PSDB à presidência da República, esse o enredo que a Polícia Federal busca esclarecer.





MARCELA ROCHA , Portal Terra

A Polícia Federal vai convocar o diretor de redação do jornal Estado de Minas, Josemar Gimenez, para prestar depoimento sobre o caso de quebras de sigilo fiscal de tucanos e familiares do presidenciável José Serra (PSDB). Os investigadores querem saber se o jornalista já indiciado no caso,

Amaury Ribeiro Jr., encomendava documentos sigilosos - protegidos por lei - em nome do jornal para qual trabalhava. Segundo a PF, o depoimento ainda não tem data marcada para acontecer.

Conforme as investigações comandadas pelo delegado Hugo Uruguai, o jornalista encomendou declarações de renda de Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, da filha e do genro de Serra.

Jornalista do Estado de Minas, Amaury estava formalmente em férias quando foi a São Paulo buscar as declarações de renda - entre 29 de setembro e 8 de outubro do ano passado.

À época, Serra e o então governador, Aécio Neves (PSDB-MG), disputavam internamente quem seria o presidenciável do partido. Os petistas, portanto, levantaram suspeitas de que o mineiro teria encomendado as investigações contra Serra.

Segundo Amaury, suas pesquisas começaram após ser informado sobre um grupo - ligado ao deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) - que estaria investigando Aécio.

Amaury foi indiciado, ainda na segunda, por quatro crimes no inquérito da violação do sigilo fiscal de lideranças tucanas e familiares de Serra. De acordo com o parecer da PF, o jornalista cometeu os crimes de violação de sigilo fiscal, corrupção ativa, uso de documento falso e oferecimento de vantagem a testemunha.
Tags: depoimento, diretor, polícia federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário