terça-feira, 26 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - TROCA DE DESAFOROS NO DEBATE.


A grande novidade do debate entre os presidenciáveis, realizado ontem à noite pela TV Record, foi um clima bem mais acirrado entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) que nos confrontos anteriores. Movidos pela aproximação do Dia D e pelos resultados das recentes pesquisas, os dois candidatos iniciaram o programa trocando farpas e até desaforos. Em vários momentos acusaram um ao outro de mentir e de distorcer dados e informações com objetivo meramente eleitoral. Atacaram os palanques dos adversários e cobraram posições dúbias.

Os escândalos envolvendo aliados dos dois presidenciáveis foram amplamente explorados. Sempre que teve oportunidade, José Serra citou o envolvimento da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, “braço direito de Dilma”, com denúncias de tráfico de influência, lembrando que ela está sendo investigada pela Polícia Federal. Dilma retrucou insistindo no envolvimento do tucano com o empresário Paulo Souza, que atuou no governo de Serra em São Paulo e hoje também está sob investigação. “Você esconde Paulo Preto. Ele não foi só seu braço direito, mas o braço esquerdo e, se duvidar, a cabeça também”, disparou.

Serra chegou a defender o ex-auxiliar – responsável pelas obras do Rodoanel e de ampliação da Marginal Tietê na sua gestão – acusando os petistas de “racismo” por terem apelidado o empresário de Paulo Preto. “Eu nem conhecia esse apelido preconceituoso e racista que vocês botaram”, reclamou. O tucano ainda insinuou que o governo petista teria favorecido o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) com cargos em troca de apoio à candidata petista.

O tom bem-humorado do debate ficou por conta da troca de farpas irônicas. Durante os quatro blocos do programa, Dilma insistiu que Serra estava “enrolando” sem responder as perguntas. O tucano reagia acusando a adversária de “ficar só no trololó” e também não responder seus questionamentos. Os momentos de humor, porém, deram lugar a situações cansativas para a ampla maioria do eleitorado, como uma extensa discussão sobre a privatização ou não do petróleo do pré-sal e uma troca de questionamentos sobre o plano nacional de mudanças climáticas.

Em termos programáticos, no entanto, mais uma vez os candidatos ficaram devendo novidades. Assuntos importantes, como saúde, educação e segurança, foram tocados muito de leve, sem maior aprofundamento e com respostas requentadas.

Um detalhe que chamou a atenção foi uma disputa velada entre Dilma e Serra pela atenção dos nordestinos. A região mereceu citações especiais, principalmente quanto à continuidade de obras como a Ferrovia Transnordestina e a transposição das águas do Rio São Francisco. Segundo Serra, essas ações seriam só propaganda do governo Lula mas não teriam saído do papel, e ele se comprometeu a realizá-las. Tratamento semelhante foi dado à refinaria da Petrobras em Pernambuco. Comparando a atual situação do Nordeste à vivida no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – aliado de Serra – Dilma garantiu que as obras estão em andamento e prometeu dar continuidade.

O debate terminou com um tema polêmico. O tratamento a ser dado ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). O tucano acusou a petista de assumir posição ambígua, criticando o MST e em, seguida “vestindo o boné”. Dilma, por sua vez, afirmou que o governo Lula fez mais assentamentos que a gestão de FHC disse que o MST tem uma política própria e o governo tem outra, “mas não tratamos nenhum movimento social com cacetete e repressão”, acrescentou.

Sérgio Montenegro Filho
smontenegro@jc.com.br

DILMA VAI PARA CARREATA EM CARUARU

Para dar uma amostra à presidenciável Dilma Rousseff (PT) do capital política que tem conquistado em Pernambuco, o governador-reeleito Eduardo Campos (PSB) está mobilizando caravanas de diversos pontos do Estado para a carreata que a Frente Popular promove hoje, a partir das 15h30, em Caruaru, no Agreste, em prol da petista. Até o feriado do servidor público, antecipado para ontem, ajudou. Fora do Palácio, muitos assessores do governador passaram o dia de folga no telefone, convocando prefeitos aliados. No início da noite, cerca de 50 já tinham confirmado presença.

A meta de Eduardo é conceder à ex-ministra, nesse segundo turno, a maior votação do País, ultrapassando os 70%. No turno anterior, Dilma contabilizou 61,74% dos votos válidos em Pernambuco, enquanto Eduardo foi reeleito com 82,84%. O presidenciável do PSDB, José Serra, ficou em terceiro lugar no Estado com 17,37% – Marina Silva (PV) foi a segunda com 20,30%.

O prefeito José Queiroz (PDT) organizou uma grande festa para recepcionar Dilma, hoje, em Caruaru. Do lado de fora do Aeroporto Oscar Laranjeiras, um grupo de artistas populares fará uma homenagem à petista. Dilma poderá conferir rápidas apresentações de uma banda de pífanos e violeiros. Receberá ainda uma peça de barro do Mestre Vitalino, que será entregue por Severino Vitalino, filho do artista (já falecido).

Depois, Dilma iniciará a carreata, ficando em uma caminhonete ao lado do governador, do vice-governador, João Lyra (PDT), do senador eleito Humberto Costa (PT) e do prefeito. A comitiva percorrerá sete quilômetros e passará por seis bairros: Cáiuca, São Francisco, Centro, Vassoural, Indianópolis e Inocoop – os três últimos têm um perfil mais popular, concentrando algumas das obras feitas na cidade com recursos do governo federal. José Queiroz, que pretende reunir mais de três mil carros, três trios elétricos e 20 carros de som.

Essa é a terceira vez que Dilma vem ao Estado participar de atos de campanha. Nas duas anteriores, no primeiro turno, fez comícios em Garanhuns, no Agreste, e no Recife. No evento de hoje, não haverá tempo para a ex-ministra discursar – concederá entrevista antes de começar a carreata. Ela ficará apenas uma hora e meia na cidade. De Caruaru, seguirá direto para a Bahia, onde participa de outros atos públicos. Na quinta-feira (28), será a vez do presidente Lula chegar a Pernambuco para promover o último evento da campanha nesse turno, um comício no Marco Zero, Centro do Recife, semelhante ao já realizado por ele em setembro.

Ontem, o deputado federal eleito João Paulo (PT) – coordenador-geral da campanha de Dilma no Estado – esteve em Tuparetama, onde teve reunião com prefeitos do Sertão do Pajeú.

Sheila Borges
sborges@jc.com.br

VISITA DE SERRA É ADIADA MAIS UMA VEZ PARA AMANHÃ

A nova visita do presidenciável José Serra (PSDB) ao Recife foi adiada de hoje para amanhã. É a segunda vez que o tucano muda a data da viagem. O coordenador da campanha tucana em Pernambuco, deputado Bruno Rodrigues (PSDB), alegou “conflito de agendas” para justificar a mudança. O novo roteiro de Serra não foi divulgado propositadamente para evitar, segundo a coordenação serrista, que a campanha da adversária, Dilma Rousseff (PT), siga os mesmos passos.

A proposta inicial é a de que o presidenciável tucano participe de uma caminhada seguida de comício no Recife. Ontem, Rodrigues reuniu-se na sede do PSDB, no Derby, com deputados e presidentes dos partidos aliados (PSDB/PMDB/DEM/PPS e PMN) para, mais uma vez, traçar o roteiro. “Não vamos antecipar para evitar problemas como da outra vez”, disse Rodrigues. Ele refere-se ao fato de que o PT ganhou no TRE o direito de realizar um ato no Centro do Recife na sexta-feira passada, na mesma data, hora e local que estava agendado evento com Serra. Mas o PT protocolou o pedido primeiro no TRE.

Amanhã, Serra participará de entrevista na TV Aratu, filiada do SBT na Bahia, às 12h20. Estava previsto um debate, cujo tema era o Nordeste, mas Dilma informou que não compareceria. A expectativa é que o tucano siga da Bahia para o Recife, após conceder a entrevista.

O deputado federal Raul Henry (PMDB), que tem ido a praticamente todos os atos da campanha de Serra no Estado, comanda hoje mais um adesivaço e panfletaço no Centro do Recife, a partir das 16h. Às 19h, o grupo vai à Universidade Maurício de Nassau. Ontem, Henry esteve com o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, e a deputada Terezinha Nunes (PSDB) em panfletagem, à noite, na Unicap. A militância serrista também foi, ontem, à Nova Descoberta.

Eleito deputado estadual pelo PSDB, Betinho Gomes também movimenta a agenda de Serra em Jaboatão do Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno. Na sexta, às 15h, comanda uma carreata que partirá do Curado 4 e seguirá por Moreno, Jaboatão Centro, Cavaleiro, Muribeca, Prazeres, Praias e Pontezinha.

FISCALIZAÇÃO

A reunião na sede do PSDB com deputados e dirigentes partidários, ontem, também teve como pauta armar uma estratégia de fiscalização para o domingo da eleição. Serão enviados “fiscais” para locais de votação no Recife, Região Metropolitana e interior do Estado. “Vamos montar um esquema para evitar o que ocorreu em Alagoas, no primeiro turno, onde pessoas votaram no lugar de outras, entre 16h e 17h”, explicou Terezinha Nunes.

Cecília Ramos
cecilia.ramos@jc.com.
FONTE BLOG DO FREDSON PAIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário