terça-feira, 24 de maio de 2011

Ministerio Público pede afastamento de prefeito de Senador Pompeu - CE.

Mais uma cidade do interior do Ceará pode ter seu gestor municipal afastado nos próximos dias.



Mais uma cidade do interior do Ceará pode ter seu gestor municipal afastado nos próximos dias. Após o prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres, o Ministério Público Estadual (MPE) pediu, nesta segunda-feira (23), o afastamento do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira (PT).

De acordo com a promotoria, ele é acusado de ter fraudado licitações. Conforme os autos, o gestor municipal é acusado ainda de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos ou valores, além de falsidade ideológica, peculato e formação de bando ou quadrilha.

O processo atinge também maioria dos secretários municipais de Senador Pompeu. As irregularidades estariam relacionadas ao esquema do grupo do empresário Morais Filho, o Moraizinho, preso em novembro do ano passado pela Polícia Federal (PF) na “Operação Província”.

O processo contra Antônio Teixeira foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) por meio do promotor Luís Alcântara, representante da Procuradoria de Crimes Contra a Administração Pública (Procap). A decisão de afastar o prefeito está agora sob a responsabilidade do desembargador Darival Beserra Primo.

Paralelamente, outro processo também foi instaurado contra o prefeito Antônio Teixeira e mais seis pessoas. Os sete foram citados numa ação civil pública que apura o crime de improbidade administrativa. Nesta segunda-feira, o processo foi distribuído para a Vara Única da Comarca de Senador Pompeu.

Operações “Província” e “Gárgula”

As investigações acerca do desvio de verbas públicas em Senador Pompeu e outros municípios cearenses tiveram início ainda no ano passado, quando o Ministério Público Estadual (MPE), juntamente com a Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF) se uniram para colocar em prática as operações “Província” e “Gárgula”.

De acordo com as autoridades, o desvio de verbas em Senador Pompeu pode chegar a R$ 3 milhões, relativos a fraudes em licitações para a realização de obras “fantasmas”, como construção e recuperação de estradas, implantação de calçamento em vias urbanas e reformas em escolas e unidades de saúde entre os anos de 2007 e 2009.

Com informações dos jornais Diário do Nordeste e O Povo
Fonte Jangadeiro online

Nenhum comentário:

Postar um comentário