sábado, 25 de junho de 2011

Caso Senado Pompeu – E agora , presidente Luizianne Lins?

Com o título “O caso Senador Pompeu e o pragmatismo do PT”, eis artigo assinado pelo jornalista Luiz Henrique Campos no O POVO deste sábado. Ele cobra da presidente estadual petista, a prefeita Luizianne Lins, uma posição diante desse novo escândalo envolvido petista. Confira:


A reunião da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) marcada para segunda-feira, segundo foi informado pela assessoria da legenda, reserva fortes emoções, por estar em pauta a possível expulsão do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira. Em épocas remotas, quando o partido ainda não tinha tido experiências administrativas, seria certa a expulsão do mesmo, apesar de ser petista histórico.

A chegada do PT ao poder, porém, além do bônus, trouxe a reboque o ônus dos descaminhos de quem está a frente das administrações públicas. Nesse sentido, se em Senador Pompeu a gestão petista, já em segundo mandato, ganhou prêmios importantes, é inegável o desgaste gerado pelos recentes episódios envolvendo o prefeito Teixeira e auxiliares. Isso é o que vai marcar a passagem do PT pela cidade. Por isso mesmo, os olhares agora se voltam para a reunião de segunda-feira, como espécie de lavagem de roupa suja da imagem da estrela vermelha no estado.

O resultado do encontro, todavia, não será fácil de prever. Se de um lado há por parte dos militantes a exigência de medida drástica, que poderia significar a expulsão; de outro, há aspectos políticos que não podem ser ignorados. Teixeira, para quem não sabe, é próximo de um dos homens mais fortes do partido, que é o deputado federal José Guimarães. Aliado a isso, como já foi dito, é petista histórico e bastante popular na cidade e na região.

Nessa disputa será interessante acompanhar o posicionamento da presidente estadual Luizianne Lins. Aos que tem memória curta, é bom lembrar que ela e seu grupo foram duros com relação aos nomes do partido surgidos no caso do mensalão, envolvendo José Dirceu e outras personalidades do petismo. Será que agora terá a mesma disposição para enfrentar um aliado de Guimarães?
São essas respostas que poderão fazer do PT maior ou menor diante do baque de agora, apesar de há muito a utopia ter se rendido ao pragmatismo nas hostes petistas.

* Luiz Henrique Campos
lhcampos@opovo.com.br
Editor adjunto do Núcleo de Conjuntura do O POVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário