domingo, 12 de junho de 2011

MAQUIAVELISMO DOS POLÍTICOS.

NOBRES: O contexto filosófico empreendido pelo escritor e estadista Niccoló Machiavelli inseridas em suas obras literárias nos idos seculares de XV.


Jornalista Scarcela Jorge
“Os princípios amoralistas em que os fins justifiquem os meios” - permanecem vivos. – onde se encaixam perfeitamente o modelo encetado pelos políticos brasileiros onde as exceções são efetivamente raras vem afirmar essa premissa. 

Essas altercações urgem o povo lutar cada vez mais na esperança de extirpar da nossa sociedade paulatinamente os representantes de uma sociedade política infectada por células dos nossos poderes constituídos. 

Porém o povo em si, está à procura de aperfeiçoar os princípios normativos constitucionais com o advento de uma nova reforma política ensejando uma nova prática democrática. 

Por esta razão colocamos para analisar os pontos colimados entre as “desembaraçadas” vertentes. 

Essa batalha ensaia o resgate ético e moral diante da sociedade da qual impera momentos de incertezas em emprego de normas aplicadas essencialmente questionáveis por habilitadores do nosso ordenamento jurídico.

É certo “dizer” de muitas pessoas - de que - vivemos numa democracia plena, escolhemos os nossos candidatos por via do voto, e até o analfabeto vota!  
É plenamente discutível esse direito, o de votar, por uma pessoa que não sabe lê ou escrever, por via apropriado se manifeste. 

Naturalmente terá que se transferir de - alguém para alguém - o seu sufrágio. - 
É uma excrescência de a democracia brasileira dar estímulo o analfabetismo e contraditoriamente se coloca como ordem os projetos educacionais visando por fim o analfabetismo? 

Prover por uma educação de qualidade é o que se entende quando de inicio se coloca como fundamental a educação de jovens e adultos e outros programas congêneres. Em nenhum país do mundo o analfabeto tem a amplitude  do direito de votar. 

Temos sim o dever de se alfabetizar. No tempo do predomínio de democratas “anarquistas” em nome da liberdade “conquistaram” essa norma, só eles, têm visão desse conceito, - é fadado a que não presta.  

Numa solução mais plausível poderia estabelecer por um rápido aprendizado, enfim estaria habilitado à leitura e a escrita. Por outro lado não é bem um problema que se evidencie nesta reforma, poderíamos colocar bem à distância e assentar as questões de aparente relevo que formatariam o anseio de nossa sociedade. 

Vêm aí as eleições municipais de 2012 certamente a expressão de democracia ganha excelente destaque. Mas o que é democracia realmente? A retórica nos faz dizer que é um “governo do povo para o povo”. 

Entretanto na visão prática de muitos historiadores coincide que democracia é uma suposta universalmente, em que os Estados não abrem mão da forma de dominação e exploração, tanto interna como externa. 

A idéia de que democracia é a garantia do exercício da lei e de vários direitos, da liberdade civil e de políticos eleitos pelo sufrágio universal e por maioria numérica, em eleições regulares. São conceitos filosóficos e que na prática é bem diferente.

A democracia sofreu uma transformação no seu curso. Para que se efetive de fato é necessária a manutenção dos mecanismos de controle exercidos por movimentos e mobilizações. 

Outro instrumento poderosíssimo, que pode auxiliar no fomento à participação e mobilização, é a imprensa, por meio da “condução” da opinião pública. 
A questão do poderio da imprensa tem poder de movimentar em sentido generativo milhões de pessoas levarem à tona aquilo que muitos governos gostariam esconder. 

Está claro o domínio da imprensa por parte dos políticos agenciadores de programas que evidencie o uso da informação e se expressa à formação crítica das massas. Ela também pode colocar em relevo que está encoberto ou escuso. 
Por outro lado a imprensa também pode ser nociva quando detém o monopólio da informação e se coloca de forma parcial diante de um fato, distorce ou camufla pontos de vistas, legitima programas projetos ou governos em favor dos interesses de uma elite minoritária ‘ou legisla em causa própria’. 

No plano nacional tivemos a “Era do sensacionalismo” constituía-se desta forma na manipulação e na condução em prol de um projeto ou programa que certo meio de comunicação julga melhor para toda sociedade.

Exemplo disto na história recente de nosso país foi à criação de “heróis” que caçavam “marajás” – aqui na terrinha também um “político” se proclamou “caçado” (e não cassado - expressão pejorativa cç) ‘ironizava a população’ que se diga, e em poucos dias, acabaram se perdendo na primeira caçada! 

Tudo acontece porque era apenas um espectro projetado por veículos monocráticos que naturalmente foi se dilacerando e finalmente “se acabando” na bancarrota. Apesar dos deslizes na apresentação da verdade, a democracia resiste, mesmo com alcance limitado. 

Ainda sobrevive cambaleante. Sabemos que, em política, não “mocinhos” e nem “bandidos”. Existem políticos. – Em uma campanha política, a escolha maior não está no mais bonito ou bem preparado, nem está no que ocupou mais ou menos cargos eletivos. 

Está no projeto de sociedade que cada um carrega com maior ou menor afinidade com a maioria de uma sociedade sofrida e negligenciada. 

É aí que reside o nó democrático. Infelizmente, nem sempre uma eleição vai ser a garantia de que a saúde e a educação vão melhorar, porque muitos políticos teimam em “gerenciar” e não “governar”. 

E de certa forma, a democracia é inimiga número um do gerenciamento e das leis de mercado. 

É por tudo isso que a educação, como muitos querem, não podem se limitar a oferecer escolas técnicas. Por tudo isso, é uma visão um tanto mesquinha e simplista do que seja a educação, como se pudéssemos resumi-la à empregabilidade.

A educação é condição fundamental ao desenvolvimento social e intelectual de um povo. A educação, refém do mercado faz o cidadão também refém da opinião pública, muitas vezes contrária ao interesse da sociedade. 

A educação deve ser libertadora. A cidadania deve ser aquela de participação, do poder de decisão, de fazer escolhas sociais e políticas, e não somente econômicas.

Uma boa formação proporciona aos sujeitos autonomia e poder de decisão. Dá esperança e poder de discernimento, reforça os laços democráticos e, de quebra, enfraquece ações mercantilistas ao mesmo tempo fortalecendo a democracia.
                        
Jornalista Antônio Scarcela Jorge
Do blog do Areton

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