quarta-feira, 29 de junho de 2011

R$ 5 milhões e documentos apreendidos na Secretaria de Educação de Santana do Acaraú - CE..

Segundo o promotor de Justiça Igor Pereira, a fraude, que, inicialmente se resumia ao transporte escolar, se estende a serviços de outras áreas da gestão pública.




Documentos e computadores, além de quase R$ 5 milhões de reais, em cheques, euros e dólares, foram apreendidos na Secretaria de Educação de Santana do Acaraú, na Comissão de Licitação daquele município e em cidades vizinhas, inclusive Fortaleza. 

As seis pessoas investigadas são acusadas de crime contra a administração pública, fraudes em licitação, formação de quadrilha ou bando, emprego irregular de verba pública e crimes congêneres.

Segundo o promotor de Justiça Igor Pereira, a fraude, que, inicialmente se resumia ao transporte escolar, se estende a serviços de outras áreas da gestão pública. 

“Verificamos que há quase que uma generalização da corrupção deste município”. Mesmo envolvendo dois órgãos da administração pública, até agora, as investigações não deram indícios do envolvimento direto do próprio prefeito de Santana do Acaraú, José Maria Sabino (PMDB).

Entretanto, de acordo com o andamento das investigações, é provável que a fraude indique a participação de lideranças da cúpula da prefeitura. “Com o material apreendido hoje (ontem), temos a total convicção de que o alto escalão do Poder Executivo será, sim, afetado, pois encontramos processos licitatórios totalmente em branco, dependentes de assinaturas, e com check list do que falta”, apontou o promotor. 

Sabino já foi alvo de duas ações por parte do Ministério Público, inclusive com pedido de afastamento, nos anos de 2009 e 2010. Outras pessoas poderão ser presas nos próximos dias. “No momento, nós temos a confirmação de inúmeras pessoas envolvidas nesse esquema, mas que, para o êxito da investigação, serão preservadas, e, quando elas forem presas, todos saberão”, declarou o promotor.

FONTE IGUATU.ORG

Nenhum comentário:

Postar um comentário