terça-feira, 5 de julho de 2011

CGU investigará ´mensalão do PR.

A CASA CAIU” – CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO IRÁ INVESTIGAR AS SUPOSTAS IRREGULARIDADES NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES.


Brasília

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou que, por determinação da presidente Dilma Rousseff e solicitação do Ministério dos Transportes, fará "análise aprofundada e específica em todas as licitações, contratos e execução de obras que deram origem às denúncias recentes sobre irregularidades no âmbito do Ministério dos Transportes e órgãos a ele vinculados". 


A CGU reconheceu que a área tem um histórico de irregularidades no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Mas, segundo o texto, "a CGU pode testemunhar o esforço de melhoria que vem tendo lugar, nos últimos anos, na gestão da autarquia". 

Entre as mudanças está a redução do número de obras sob responsabilidade do departamento que foram paralisadas por recomendação do Tribunal de Contas da União. Segundo a CGU, em 2007, 40 obras foram interrompidas. 
Até junho deste ano, nenhuma parou por causa de irregularidades. Pelo menos 18 Processos Administrativos Disciplinares e sindicâncias instauradas já foram instauradas contra 30 dirigentes e servidores da área.

BUSCA DE APOIO 

Depois de ter sido confirmado no cargo por Dilma, que manifestou sua confiança nele, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, quer a manifestação de apoio do PR, partido do qual é presidente. Para parlamentares do PR, a manutenção de Nascimento na Pasta não acaba com o mal-estar no partido. O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, afastado no sábado (2) por Dilma, fez chegar ao PR sua irritação. 

Ele tem dito que não aceita o afastamento e que, se for assim, prefere ser demitido, segundo contou um parlamentar. Também foram afastados o chefe de gabinete do Ministério, Mauro Barbosa Silva, o assessor Luís Tito Bonvini, e o presidente da Valec Engenharia, José das Neves. 

Reportagem publicada pela revista "Veja" revela um esquema montado nos Transportes baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. A maior parte dos desvios, segundo a "Veja", ia para o PR e uma parcela era distribuída aos parlamentares dos Estados. 

SUPOSTAS FRAUDES 

Oposição já avalia criar CPI para apurar o caso - A oposição tentará convocar o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para falar no Senado sobre as denúncias de fraudes em sua pasta. 

Os líderes do PSDB e do DEM pedirão ainda que a Procuradoria-Geral da República investigue as acusações que levaram ao afastamento de toda a cúpula do ministério, à exceção de Nascimento. Tucanos também avaliam se o caso exige a abertura de uma Comissão parlamentar de Inquérito (CPI). 

O requerimento de convocação, assinado pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e pelo líder tucano, Álvaro Dias (PR), solicita a convocação de Nascimento e convida Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Dnit, um dos afastados por Dilma. 

 
O requerimento será votado na próxima quinta-feira na Comissão de Infraestrutura, presidida por Lucia Vânia (PSDB-GO). 


Na representação, que será protocolada hoje na Procuradoria, os líderes Álvaro Dias e Demóstenes Torres (DEM-GO) pedem a instauração de inquérito policial para "apurar a materialidade e autoria de todos os envolvidos". 

Eles pedem ainda ações de improbidade administrativa contra todos os servidores envolvidos no suposto esquema de pagamento de propina no Ministério dos Transportes. Dias ironiza a decisão do governo de manter Nascimento e determinar que ele mesmo investigue as denúncias em sua pasta. "As pessoas não podem investigar a si próprias, é o mesmo que colocar cabrito cuidando da horta" comparou. 


A notícia foi divulgada no DN pelo link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário