sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pare de reclamar e entenda: o poder está em suas mãos!


Politicamente falando, o povo brasileiro reclama muito e age pouco. É um povo que parece que vive de lamentos. Reclamar, entretanto, não é a solução. Se incompetência política fosse resolvida com lamúrias e lamentações, nós já seríamos uma nação desenvolvida há muito tempo.
 
Mas não é isso que tem acontecido. Sendo assim, pra que continuarmos reclamando? Se nosso país já tem tantos problemas, e estamos todos "no mesmo barco", que proveito nós traremos para a sociedade se ficarmos simplesmente lamentando, reclamando e murmurando? Nenhum. Isso só ajuda a baixar mais a auto-estima de um povo que já é historicamente massacrado pelo sistema. É claro que críticas devem sempre ser feitas, mas desde que sejam transformadas em ações para a transformação.

Conforme foi dito na postagem anterior, o povo brasileiro tem a mania de só reclamar e jogar tudo "na conta do Governo" como se os únicos responsáveis pela transformação de um país fossem apenas os políticos, e se esquecem que a democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas e sociais está nas mãos do povo.

Talvez você esteja se perguntando: mas e os políticos? Eles não estão ali para representar a população? E se eles não agem com a decência e a responsabilidade esperadas, como é que a sociedade pode levar também a culpa? A sociedade só se faz culpada quando ela é omissa, quando aceita passivamente essa situação. Quando ela acha que não deve se intrometer em questões políticas e que os Governos devem sozinhos resolver os problemas que criaram. Isso porque, quando fazemos assim, estamos transferindo para o Governo a responsabilidade de fiscalizar os seus próprios atos. Uma verdadeira aberração.

Um dos grandes entraves ao crescimento do Brasil, é que o povo brasileiro sempre acreditou que exercer a cidadania democrática é apenas votar, pagar impostos, cumprir as leis, as normas éticas sociais e esperar pelo Governo. Mas infelizmente, não são apenas essas atitudes que nos garantirão nossos direitos na prática. É o exercício pleno de cidadania e da democracia que garantirá. E é impossível que a cidadania democrática seja exercida de uma forma completa, sem que tomemos partido de questões políticas, governamentais e de caráter social e sustentável em nosso país. Exigir mudanças políticas e participar da administração pública não é apenas o seu direito de cidadão. É também o seu dever. É um poder que lhe foi conferido.

O que acontece, contudo, é que quando culpamos os nossos governantes, os acusamos de um mesmo erro que nós temos cometido: a falta de atitude política. É claro que todo Governo omisso e todo político corrupto são inteiramente culpados pelas suas atitudes. É óbvio também que eles precisam ser punidos sem nenhum tipo de dó ou de piedade. Mas esse comportamento sujo e indecente de grande parte de nossas autoridades só acontece devido ao que podemos chamar de “impunidade popular”. É a nossa passividade que alimenta esse sistema imundo.

O povo brasileiro precisa aprender a protestar de fato. O povo brasileiro precisa aprender a se incluir politicamente. O povo brasileiro precisa aprender a governar. O povo brasileiro precisa aprender a atuar em sociedade e a promover a mudança que ele quer que aconteça.

Somos nós também os que devemos "arregaçar as mangas" e trabalhar para o Brasil andar.O Brasil não é simplesmente "o Regime" - O Brasil de fato somos todos nós. Não podemos ser tão omissos assim. Não podemos entregar o controle de uma nação com 190 milhões de habitantes (e que é nossa), nas mãos de alguns políticos corruptos e insensíveis (que não são todos, é claro) e só ficarmos reclamando e esperando. Não! Precisamos agir!

Que a sua atitude comece a mudar a partir de agora. Acredite sempre: o poder está em suas mãos!

Fabiano Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário