terça-feira, 4 de outubro de 2011

Antonina do Norte-CE: TRE cassa de novo mandatos de prefeito e vice.

Presidente da Câmara assume cargo. Município terá novas eleições
 
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, na noite desta segunda-feira, o mandato do prefeito de Antonina do Norte, Edison Afonso de Carvalho (PSB). O vice-prefeito Expedito Pacífer Sampaio também teve o mandato cassado. O pleno do Tribunal Regional Eleitoral tomou a decisão com base em denúncias e documentos que comprovam o abuso do poder econômico nas eleições de 2008.
De acordo com as provas, os candidatos receberam, em quatro ônibus, passageiros-eleitores oriundos do Estado do Rio de Janeiro. Antonio Roseno Filho (PDT) assume o comando da administração municipal de Antonina do Norte.
 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou a cassação do prefeito e do vice-prefeito do município de Antonina do Norte, a 481 km de Fortaleza. O prefeito Édison Afonso de Carvalho e seu vice Expedito Pacifer Sampaio, ambos do PSB, administravam o município com base em liminar. A decisão da Justiça foi na última segunda-feita (3).


Prefeito e vice tiveram a cassação de seus mandatos determinada pelo juiz da comarca de Assaré, José Flávio Bezerra de Morais. O juiz decidiu acatar uma representação eleitoral que acusava Édison e Expedito de fornecerem transporte na data das eleições a eleitores residentes no Rio de Janeiro que possuíam domicílio eleitoral em Antonina do Norte, em troca de votos. A representação foi apresentada pelos candidatos derrotados a prefeito e vice do município nas eleições de 2008, Joaquim de Matos Arrais Binesto e Gualterina Linard Lima Palácio, ambos do PMDB.Os gestores cassados poderão recorrer da decisão do TRE perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Depois de determinada a cassação dos gestores municipais o vereador Antônio Roseno Filho (PDT), atual presidente da Câmara de Antonina do Norte deve assumir interinamente o município. A Câmara será então presidida pelo atual vice-presidente, o vereador Sílvio Neto (PSB).


O município poderá ter novas eleições. A decisão sobre as eleições ainda será adotada pelo Tribunal Regional Eleitoral. A dúvida é se as eleições serão diretas ou indiretas (escolha pelos vereadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário