sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Denúncias de corrupção acirram clima em Mombaça no Ceará.

O Ministério Público apresentou denúncia contra o prefeito Wilame Alencar, que se diz perseguido pelo grupo ligado ao presidente do TCE.



Falta pouco mais de um mês para o início do ano eleitoral de 2012, mas o clima político no município de Mombaça, a 296 quilômetros de Fortaleza, já carrega o acirramento típico das temporadas de caça ao voto. Como pano de fundo, uma série de denúncias de corrupção contra o prefeito Wilame Alencar (PSD), que, por sua vez, acusa o grupo ligado ao atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora, de persegui-lo. A troca de acusações pode ir parar na Justiça.




O prefeito e mais 12 pessoas, entre servidores e empresários, foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) por suposto esquema de fraudes em licitações e desvio de dinheiro.

De acordo com o Órgão, a empresa escolhida para executar obras de pavimentação em Mombaça – a Construtora Nordeste – recebeu verba sem, no entanto, ter feito o trabalho. O MPE aponta, ainda, que várias notas fiscais frias foram emitidas para justificar os gastos do Executivo e que algumas das firmas que participaram da licitação tinham os mesmos sócios ou responsáveis técnicos.

O Ministério Público também afirma que um cheque de R$ 21 mil que, em tese, deveria ter sido pago à Nordeste, foi parar no caixa de outra empresa, a Penta Pneus, que não prestou serviços à Prefeitura de Mombaça e cujo proprietário, segundo o MPE, foi um dos principais apoiadores da campanha pela reeleição de Wilame, em 2008.

Caráter político?

O prefeito alega que o repasse do cheque à Penta Pneus ocorreu após “erro administrativo” da Prefeitura, que teria emitido o pagamento sem especificar nominalmente a Nordeste. O fato de o dinheiro ter ido para a empresa de um de seus apoiadores não passaria de “coincidência”. Sobre as suspeitas na licitação, Wilame alegou não poder tomar conhecimento de todos os processos e argumentou que tudo passou pelo crivo da Caixa Econômica.

As denúncias, segundo ele, têm caráter político. “A campanha de 2012 já está nas ruas desde julho. A elite da cidade, ligada ao presidente do TCE, nunca se conformou com minha vitória”, disse Wilame, que derrotou o irmão de Valdomiro em 2008.

Demonstrando irritação, o chefe da Corte de Contas classificou o prefeito como “irresponsável” e ameaçou “recorrer de usos legais” para que Wilame prove seu envolvimento nas denúncias. “A última vez que estive em Mombaça foi há um ano. Por que meu nome envolvido nisso? Tudo partiu do Ministério Público”, afirmou.

Fonte: O Povo Online

2 comentários:

  1. O prefeito de Mombaça,Wilame Alencar é um marco pelo cescimento que nossa cidade está tendo durante esses oito anos.Pois certos polítcos que não vale a pena citar os nomes,passaram doze anos no poder e nada fizeram pelo nosso município.O Wilame sim,foi eleito pelo POVO QUE NÃO AGUENTAVA MAIS, SEREM PERSEGUIDOS PELO SR.VALDOMIRO TÁVORA,pai do então presidente do TCE.

    ResponderExcluir
  2. Lamento muito pelo povo sofrido de Mombaça,a infra-estrutura do serviço público aos cidadãos de Mombaça é muito precária, principalmente nas áreas da saúde, educação e segurança. Mombaça precisa se desenvolver para dá ao menos oportunidade de vida digna oas seus cidadãos. Beneditto Carvalho Maia.

    ResponderExcluir