domingo, 29 de julho de 2012

A certeza da Lucrativa Impunidade.


Por Jorge Serrão
Uma das imagens mais sinistras da semana foi a andaça de José Dirceu por Brasília, tirando onda na orelha dos jornalistas amigos dele com o triunfal recado de que já se sente livre de qualquer condenação no julgamento do Mensalão. Como prova do triunfo de sua vontade, o Poderoso Jose distribuiu um texto de 11 páginas, desmontando todos os argumentos usados pelo Procurador-Geral da República que o denunciou como “chefe de uma organização criminosa”.


A razão cínica – baseada na espertaza, na malandragem e no oportunismo político- tem obtido consistentes vitórias no Brasil comandado pelo sistema do Governo do Crime Organizado. Neste regime de cinismo racional, com finos toques pragmáticos de ideologia esquerdista, a verdade verdadeira de pouco serve. O que vale e rende é a versão de ilusionismo político propagada pelos detentores dos podres poderes. O crime acontece, mas se eles dizem que nada ocorreu, então todos devem sair perdoados nos arranjos ocultos para o julgamento final.



O julgamento do mensalão tem tudo para seguir o roteiro do filminho que termina conforme o previsto: julga-se para aplicar alguma condenação a alguém, sem que a punição real recaia sobre os verdadeiros operadores da máquina criminosa. Além disso, pelo longo tempo decorrido entre a descoberta do crime e a sentença final para os criminosos, o sistema de roubalheira já lucrou tudo ou mais que podia. O fato concreto é que o mensalão desviou e movimentou uns R$ 101 milhões de reais. Certamente, para alguém ou muitos alguns, tal crime compensou. E muito!



A Polícia Federal confirma que o esquema usou dinheiro público, originário do Banco do Brasil. Por isso, são grandes as chances de serem condenados (como bode expiatórios?) aqueles que participaram diretamente das operações financeiras do mensalão. A cúpula política que gerenciou o corrupto sistema deve se salvar, ou, no máximo, sofrer alguma puniçãozinha para efeito de opinião pública. Noves fora nada, ficam com o lucro que obtiveram com a grana e o poder de que usufruíram.



Algum peixe grande pode sair chamuscado ao final do julgamento do mensalão? Sim! Milagres acontecem. Mas a chance da tradicional impunidade é muito maior. O PT sairá queimado do processo? Sim, mas queimadura será leve. Assim, conspurcado pelo STF, o partido fica com sua cúpula livre, leve e solta para preparar a continuidade para além de 2014.



O Capuminismo Tupiniquim segue em frente. E o Brasil segue do jeito que a Oligarquia Financeira Transnacional permite e a maioria omissa do povo permite. Qualquer mudança mais profunda, só por puro acidente da história.



PS - Pensando melhor, tudo pode acontecer. Se a Ana Paula Padrão conseguiu o milagre de colocar a Globo na Olimpíada de Londres, sem ter direito, tudo é possível...



PS 2 - Ou: Se Ana Paula Padrão fez o milagre de botar a Globo na Olimpíada de Londres, Deus pode cometer a gafe de eleger o Bispo Macedo para Papa!



Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. 

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 29 de Julho de 2012.
Edição do Alerta Total- www.alertatotal.net 
Leia também o Fique Alerta – www.fiquealerta.net  
Por Jorge Serrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário