sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Eleições 2012 em Antonina do Norte, eleitor sem opção, e escolher entre o sujo e o mau lavado.

Eles vem com um falsa pele de cordeiro,dizendo que vai lutar pelos interesses do povo e quando eleito luta somente pelos seus interesses.


No próximo domingo 07/10/2012, os eleitores de Antonina do Norte iram as urnas para escolher o prefeito que ira governar o município , e também os vereadores que iram representar os cidadãos pelo próximos quatro anos.

Aproximando-se das campanhas eleitorais, candidatos soltam farpas uns para os outros acusando-se mutuamente, parecendo que cada um era imaculado, parecendo que cada um não compra voto, parecendo que cada um tendo a oportunidade não ia desviar dinheiro, não ia ser corrupto. Vemos mais abertamente em Antonina do Norte ,aonde sem sombra de dúvidas os eleitores ficam numa boca de sinuca pelo fato de oposição e situação mesmo sendo adversários vem da mesma origem corrupta.

Eles vem com um falsa pele de cordeiro,dizendo que vai lutar pelos interesses do povo e quando eleito luta somente pelos seus interesses. Ficaria feliz algum dia estes currais eleitorais extingui-se por completo, e este dia está perto, creio eu, pois cedo ou tarde todos os cidadãos entenderam qual o poder do voto e como usa-lo em beneficio de todos.

A triste realidade é que os cidadãos Antoninenses não tem opções de escolha, ou votam no sujo ou no mal lavado, nenhum dos dois  candidatos a prefeito, como também os candidatos a vereador tem propostas e nem mesmo compromisso com o município e seus cidadãos.

Candidatos a prefeito


O histórico politico dos dois candidatos e desanimador para o eleitor consciente, nenhum dos dois apresentam as qualidades para para um bom gestor público. Alem disso o histórico de ambos, quanto a transparência e a honestidade com o uso do dinheiro público é desanimador.

O candidato Iteildo Roque, que já foi prefeito por dois mandatos, tem na sua historia varias denuncias de irregularidades, inclusive esta com a sua candidatura impugnada pelo TRE e esta recorrendo ao TSE, pode ganhar e não assumir o cargo caso o TSE mantenha a sentença do TRE.

Iteildo também foi responsável pelo sucateamento dos prédios públicos do município, ao sair deixou a prefeitura sem um centavo em caixa e ainda deixou os funcionários sem receber o decimo terceiro salario referente ao ultimo ano de sua gestão 2008.

O candidato Antonio Filho também não tem um histórico animador para os eleitores. O atual prefeito tampão responde a um processo de Tomada de Contas Especial no TCM - Tribunal de Contas dos Município por desrespeito a Lei de Responsabilidade Fiscal, o processo é porque o candidato que na época era o presidente da Camará Municipal não deu a devida Transparência nas contas da Camará.

Antonio  Filho também na sua pequena passagem pela prefeitura já tem serias denuncias de irregularidades e desvio de verbas públicas, já sofre investigações e a policia federal já esteve duas vezes no município para cumprir mandatos de busca e apreensão de documentos.

CANDIDATOS A VEREADORES

O poder Legislativo representado no município pelos vereadores é um dos mais importantes, os vereadores tem como função mais importante fiscalizar o executivo, prefeito municipal. Mas em Antonina do Norte, como na maioria dos municípios estes vereadores não exercem estas funções, e ainda a maioria se alia aos gestores para desviar os recursos públicos.

A maioria dos candidatos a vereador em Antonina do Norte não conhecem quais são as funções dos vereadores, acham que vereador é apenas para apoiar o prefeito ou ser do contra. A maioria quer ser vereador apenas pelo salario e para adquirir vantagem pessoal, agregar seus veículos  arrumar emprego para seus parentes e etc. 

Existe sim alguns candidatos bem intencionados, mas quando chegam ao cargo não sabem o que fazer, não se corrompem, mas se calam e se acovardam, passam os quatro anos de mandato sem nenhuma expressão e sem fazer nenhuma ação que justifiquem por que estão no cargo.

Cabe ainda aos vereadores, apresentar e votar projetos e leis que beneficiem a população, votar os projetos do prefeito, o orçamento do município e analisar e aprovar ou desaprovar as prestações de contas do gestor público. Alguns vereadores se aproveitam deste direto de voto para receber vantagens aprovando ou desaprovando Leis ou projetos. E NA HORA DE APROVAR AS CONTAS DO PREFEITO QUE ELES MAIS SAEM GANHANDO, como aconteceu recentemente quando aprovaram as contas da gestão de 2008 do ex - prefeito Iteildo Roque.

Um comentário: