quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MPE detecta esquema de desvio de verbas em Sobral, norte do Ceará.

Cinco empresas fraudavam licitações no cidade. De acordo com os promotores, os desvios ocorreram de 2008 a 2011.


O Ministério Público Estadual (MPE) desarticulou esquema de desvio de verbas de licitação realizado por cinco empresas na cidade de Sobral, região Norte do estado, na manhã desta quarta-feira (10). Segundo informações da equipe de oito promotores que trabalham no caso, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão na cidade. Sendo cinco para as empresas e dois para a Secretaria de Gestão. Ministério Público diz que não encontrou ligação entre os crimes e a prefeitura.


De acordo com os promotores, os desvios de verbas ocorreram de 2008 a 2011. Nas salas onde funcionavam as empresas foram encontrados documentos e carimbos que confirmam as fraudes nas licitações, além de documentos prontos usados para burlar os processos licitatórios. O MPE suspeita que mais de R$ 1 milhão já tenha sido desviado.

Ainda segundo os promotores, não foi encontrado elo entre as empresas e funcionários da prefeitura. Ou seja, conforme as investigações, as empresas têm agido sozinhas. “Estamos verificando a participação de dois ex-servidores da SAAE (Sistema Autônomo e Água e Esgoto), mas não são mais da prefeitura”, destacou.

Secretaria de Gestão

Nesta quarta-feira, promotores e Polícia Civil evacuaram o quarto andar da sede da prefeitura. Segundo Irapuã Dionísio da Silva, o objetivo era cumprir os dois últimos mandados de busca e apreensão. Promotores querem rastrear o dinheiro por meio de documentos e comprovantes de pagamentos. O secretário de gestão, Anastácio Dias, e o adjunto, Djalma Gomes, permaneceram no local para auxiliar a polícia.

“Queremos saber para onde foi esse dinheiro. Vamos pegar a movimentação financeira inteira [da Prefeitura de Sobral] e saber para onde por meio dos comprovantes de pagamento e cheques para onde foi nos bancos”, explicou Irapuã Dionísio da Silva, um dos promotores responsáveis pela investigação.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário