terça-feira, 2 de outubro de 2012

Nova Olinda-CE: Candidato a prefeito, Ronaldo Sampaio é cassado.


O candidato a prefeito de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio (PSD), teve o registro da sua candidatura cassado, na tarde deste domingo (30), pela juíza da 53ª Zona Eleitoral, Ana Raquel Colares dos Santos Linard.

A decisão foi motivada por denuncias de abuso de poder político praticado, ainda, na festa da padroeira do município em janeiro deste ano. A denúncia resultou em Ação de Investigação Eleitoral. Ronaldo Sampaio foi vereador presidente da Câmara Municipal na atual gestão e tem o apoio do prefeito Afonso Sampaio.


A chapa que é composta ainda pelo candidato a vice-prefeito, conhecido como Cabeludo, não poderá colocar outro nome, já que, no entendimento da justiça, isso só poderia acontecer até dez dias antes da eleição. O candidato fica proibido de concorrer e fazer campanha, mas pode recorrer da decisão.

Freio na reta final

A decisão da juíza Ana Raquel Colares é de grande impacto, não só para a campanha, mas para a política de Nova Olinda. Essa decisão pode deixar a eleição nas mãos do candidato do PSB, Gerlânio Sampaio. É claro que Ronaldo ainda pode conseguir uma liminar milagrosa e reverter a situação, voltando com a candidatura.

Mas, o problema é a proximidade com o dia da eleição. Além do desgaste político, Ronaldo terá o desgaste emocional da decisão. Toda a máquina de campanha deve parar. E parar a essa altura da corrida eleitoral, significa baixar a guarda e o animo dos ativistas e apoiadores.

E, por mais que a situação seja revertida, será de forma momentânea, o que, pode deixar as pessoas envolvidas sem segurança de que, se ele ganhe, possa assumir. É realmente uma situação uma situação muito delicada.

Agora é importante ressaltar que o processo é referente a um acontecimento em janeiro deste ano, ou seja, tudo isso poderia ter sido evitado. Era só o prefeito Afonso Sampaio ter escolhido outro nome, já que, sabia do risco. Só para lembrar, o próprio Gerlânio, era um dos nomes a disposição de Afonso.

Para o prefeito Afonso, a coisa poderia estar bem mais tranquila. Mas, agora ele pode ser vítima da sua aposta no sentimento de impunidade. Esse é um claro exemplo de que a justiça tem agido dentro da teoria de tolerância zero e isso é bom para a sociedade; para um país que se acostumou a conviver com a impunidade. A coisa está mudando!

5 comentários:

  1. agora para os Sampaios se acabarem só falta o Teté ganhar para prefeito.

    ResponderExcluir
  2. e verdade...eles se acham os donos do mundo mais isso so pode acontecer em cidadizinha do interior do ceara, um povo nem noção da coisas...como o povo de antonina tambem tenho muita pena desse povo e ao mesmo tempo dó,pois querem colocar o antonio filho como prefeito ele que ja foi considerado o pior vereador da camara em todos tempo de politica no municipio.....so antonina mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena? dó?
      Isso é o que menos tenho!
      já que a realidade é que em antonina a eleição é o sujo concorrendo com o mal lavado.

      Saúde
      Educação
      Salários melhores
      Bem esta
      Cidade limpa
      Melhorias na cidade

      Pra que tudo isso né???


      Se a população só falta briga, Obs: (Alguns ainda brigam)por migalhas de roubos gigantes da mãe que é a prefeitura.

      Excluir
    2. Não é só no interior do estado não. Aqui e fortaleza o negócio está de mal a pior... os que recebem bolsa familia só votam no pt, é triste, a prefeita passou anos sem fazer nada e agora tem um candidato disputando segundo turno e o outro é cria dos Ferreira gomes, só fingem que trabalham e ganham muito dinheiro.... enfim, nós brasileiros, nós cearenses deveríamos aprender com nossos amigos Recifienses como se vota, tiraram o pt, não teve lula para ganhar eleição lá...

      Excluir
    3. tudo isso pra nada

      Excluir