segunda-feira, 29 de abril de 2013

CARAVANA DA CIDADANIA EM ANTONINA DO NORTE

CARAVANA DA CIDADANIA E AUDITORIA CIVICA NA SAÚDE PÚBLICA DE  ANTONINA DO NORTE NO ESTADO DO CEARÁ, 19 E 20 de MAIO DE 2013.


No dia 23/02/2013, aconteceu em Fortaleza a 1° Plenaria da ACECCI, o evento aconteceu para ser discutido um plano de ação e extrategias para o controle social e o combate a corrupção nos municipios do Ceará. Representantes de dezenas de municipios estiveram presentes, na ocasião ficou definido que entre os planos de ação a ser implementados o principal sera a Caravana da Cidadania e auditorias civicas na saúde pública.

Os quatro primeiros municipios a receber a Caravana da cidadania no Ceará serão: Antonina do Norte, Ocara, Crateus e Ibiapina. As atividades serão realizadas em parceria dos Sindicatos dos Servidores locais filiados a FETANCE, Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará.


O evento será composto por fiscalização, palestras, seminários e treinamentos com foco na área da saúde como exemplo para auditorias cívicas. Durante dois dias, haverá aulas simplificadas de como verificar a execução dos Programas Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde.

Entre as atividades do seminário estão Treinamento para Auditoria Cívica da Saúde, que também engloba compras e licitações.

A Caravana da Cidadania e a Auditoria Civica sera realizada pelo IFC - Instituto de Fiscalização e Controle, entidade da sociedade civil parceira da ACECCI.

A atividade tambem contara com a presença da ACECCI - Ação Cearense de Combate a Corrupção e a Impunidade, ABRACCI - Articulação Brasileira de Combate a Corrupção e a Impunidade e outras entidades locais.

A ACECCI pretende tambem realizar reuniões regionais com representantes das entidades das cidades da região onde estara presente a Caravana da Cidadania para discutir a realização das atividades em outros municipios e tambem outras atividades.

Sabemos que em todos os municipos existem cidadãos indignados com o descaso com a população e a forma como é administrado os recursos públicos, mas se calam por temer represalias e perseguissões, principalmente quando se trata de servidores públicos. A ACECCI quer discutir com estes cidadãos extrategias para atuação de forma a não expor estes cidadãos, a ACECCI sera a guarda chuva e o escudo destes cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário