terça-feira, 8 de outubro de 2013

MPF propõe ação de improbidade contra prefeito de Antonina do Norte Antonio Roseno Filho

Prefeito de Antonina e médico são alvos do MPF por enriquecimento ilícito

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Antonina do Norte (Cariri), Antônio Roseno Filho, o ex-secretário de Saúde, Luzier Alves de Souza, e contra o médico Bruno Braga Penha da Silva, do Programa Saúde na Família (PSF).


O MPF pede na ação que os acusados sejam condenados ao ressarcimento integral do dano, além do pagamento de multa, perda de funções, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público..

O prefeito de Antonina do Norte (região do Cariri), Antônio Roseno Filho, o ex-secretário de Saúde, Luzier Alves de Souza, e o médico Bruno Braga Penha da Silva, do Programa Saúde na Família (PSF) são alvos de ação do Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) por improbidade administrativa. A ação, proposta pelo procurador da República, Celso Leal, acusa o médico do PSF de descumprir a jornada de trabalho, resultando em enriquecimento ilícito.

De acordo com o MPF, apesar de a Prefeitura receber mensalmente recursos federais do Sistema Único de Saúde (SUS), apenas um médico foi contratado para atender nas três unidades do PSF de Antonina do Norte. O mesmo médico, Bruno Braga Penha da Silva, também era contratado para dar plantões e fazer atendimentos no hospital Antônio Roseno, do município.

As investigações do MPF apontaram, no entanto, que o médico estava morando e fazendo especialização em Fortaleza quando deveria estar cumprindo a jornada de trabalho em Antonina do Norte. Os moradores da região contemplada pelo PSF informaram, em depoimento, que o médico Bruno Braga só comparecia uma vez por mês à unidade de saúde, sempre aos domingos.

O procurador Celso Leal afirma que não há dúvida de que o médico Bruno Braga recebeu remuneração sem efetivamente trabalhar, acumulou ilicitamente cargos públicos, "causando vultuosos prejuízos ao erário e ao serviço público federal, não só pela vantagem econômica obtida indevidamente, mas principalmente por deixar de atender a população tão necessitada".

O MPF pede na ação que os acusados sejam condenados ao ressarcimento integral do dano, além do pagamento de multa, perda de funções, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público.

2 comentários:

  1. A cidade mal tem médico, e quando tem é desse jeito aiii.. Vixe que situção tah mais do que braba...sera com qual recurso ele ta construiindo uma casa no bairro Castelo branco?? Sera que é com o dinheiro que era pra ser investido na saúde?? VAII SABER...Até que fim o MPF ta começando a tomar alguma providencia contra esse gestor aii que nem gosto de pronunciar o nome quanto mais escrever... Tenho Fé em DEUS que o Sr Joaquim Barbosa fará justiça...

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo no Municipio de Antonina do Norte, Sabem que aqui não tem Lei e o Prefeitinho faz tudo, Pega da prefeitura para paga suas contas, Tinha ate Secretario de Saúde que nunca ia Trabalha Medico e de Menos... Queria era receber o meu dinheiro que trabalho e não recebo.... e o 12 Meu povo... Ferro no Povo...

    ResponderExcluir