quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

(As últimas impurezas do ano): Monopólio do Cid só podia dar nisso: Guanabara coloca ônibus extra na linha de Juazeiro, mas só leito!


Quando o Governo do estado elaborou o edital este ano para ver quem ficaria responsável pelo transporte interurbano no Ceará privilegiou algumas empresas de ônibus em decadência de muitas que há anos fazia o transporte. Muito se diz que foi para melhorar a qualidade do sistema, com ônibus mais modernos que seriam ofertados para a população. No entanto, a maior beneficiada com tudo isso se chama Guanabara.
Esta empresa simplesmente abocanhou tudo que é linha intermunicipal no Estado. Desde o Norte até o sul do Ceará. Dizem que estas empresas de ônibus ajudaram financeiramente a campanha do atual Governador. E que por isso retribuiu generosamente com edital encomendado para poucas empresas no setor.
Desde o acidente com o ônibus Guanabara por conta de um pneu que não resistiu que questionamos este monopólio dos transportes intermunicipais do Ceará. Agora nas festas e grande movimento de final de ano as rodoviárias dom Ceará viveram momento de apagão com muita gente querendo viajar e pouca oferta. Terá alguma ligação direta com o monopólio imposto pelo Governo Cid Gomes? Estas empresas não estariam aptas a suportar o tamanho de uma oferta de final de ano? E a qualidade do serviço tão festejada fica onde?
Agora nos chega uma séria denúncia da linha que vem do Cariri (Crato-Juazeiro). A empresa única e exclusivamente responsável pela linha, diante grande procura para Fortaleza, disponibilizou ônibus extra. Fez sua obrigação como prestadora de serviço público. No entanto, a esperteza parece ter indo além limites. Colocou ônibus extra, mas tudo leito, ou seja, com os preços mais caros para quem teve que viajar. As pessoas não tiveram escolha, tiveram que pagar o preço mais caro por que a empresa dizponibilizou apenas ônibus extra leito. Será que esta cláusula estava escrita no edital do Governpo do Estado quando a Guanabara abocanhou generosamente o monopólio dos transportes intermunicipal do Ceará? Ou se trata de servegonhice mesmo? Ache bom ou ache ruim, a novela dos transportes no ceará continua em 2010, é isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário