sábado, 26 de dezembro de 2009

Os Males da Corrupção


OS MALES DA CORRUPÇÃO


José Ribamar Muniz Feitosa - Professor e Mestre em Gestão Educacional


A corrupção é um mal que mina a sociedade. Um mal pior que o homicídio, já que pode ser responsável pela morte ou pela pobreza de milhares de pessoas.

Da corrupção nasce a prostituta, o menor abandonado, o desempregado, o mal assalariado e todos os outros tipos de miséria. O corrupto é um larápio, vigarista, pilantra, lacaio e explorador do povo. É um ente que deveria ser eliminado da política para o próprio bem-estar da população.
Os corruptos drenam para si a energia produtiva do município, além de provocarem a falência institucional — visto que, o desenvolvimento da cidade fica comprometido.
Diante de tantas mazelas o cidadão comum vai perdendo a esperança nos políticos e na política. Num certo momento o cidadão começa a se ver impotente pra depois ser assaltado por um sentimento de revolta. Ele pensa nos impostos que pagou IR, ICMS, IPVA, IPI, IPTU, etc e, indignado questiona: “pra onde foi esse dinheiro?”. A resposta vem da notícia da Rádio, do Jornal ou pela boca de outras pessoas:
“o prefeito criou empresa “laranja” para ficar com as verbas da limpeza pública;
prefeito é dono da usina que asfaltará a cidade;
prefeito gasta demasiadamente com viagens, diárias e hospedagem em Brasília;
prefeito fica com 70% do valor de cada metro quadrado de calçamento feito na cidade;
prefeito abocanha grande porcentagem dos aluguéis de carros locados para o município;
prefeito é amigo dos principais empresários ricos da cidade os quais também se beneficiam do dinheiro público;
prefeito lava dinheiro contratando Bandas Musicais com Notas Fiscais superfaturadas;
Enfim, são variadas as formas e os métodos praticados pelos corruptos. Mas uma esperança está no ar. É possível sim, combater essas aves de rapina. O primeiro passo é se indignar com a situação e, em seguida se juntar as outras pessoas que também abraçam a mesma causa, para depois se capacitarem e se fortalecerem no combate ao mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário