quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Farra das passagens – Assessores de parlamentares cearenses entre os investigados



A Câmara dos Deputados abriu processos administrativos para investigar cinco funcionários e ex-funcionários de parlamentares cearenses, suspeitos de envolvimento no suposto comércio ilegal de passagens aéreas pagas com dinheiro público & escândalo que estourou em abril de 2009. De acordo com informações às quais o portal Congresso em Foco teve acesso, o Ceará é o terceiro estado com maior número de servidores investigados, atrás do Rio Grande do Sul e de São Paulo. No total, 45 processos correm, desde o ano passado, nas comissões de sindicância criadas na Câmara para apurar denúncias sobre venda de passagens. Entre os cinco cearenses sob suspeita, dois permanecem trabalhando -ambos no gabinete do deputado Aníbal Gomes (PMDB). São eles Ana Pérsia e José Carlos Vasconcelos, funcionários do parlamentar há 16 e 10 anos, respectivamente. Segundo dados do Congresso em Foco, há indícios de transação comercial entre os servidores e a agência de turismo do irmão de Ana Pérsia. Ao O POVO, Aníbal disse que houve apenas “trocas“: quando sua cota de bilhetes “estourava“, a funcionária recorria à agência do irmão para que ele emprestasse passagens. No mês seguinte, quando a Câmara libera nova remessa, a agência solicitava o reembolso. Apesar de garantir que não sabia da relação entre seu gabinete e a empresa do irmão de Pérsia, Aníbal foi o único cearense que optou por não demitir os funcionários. Ele argumentou que somente depois do resultado do processo tomará uma decisão. Além do peemedebista, também os deputados Eugênio Rabelo (PP), José Airton Cirilo (PT) e Paulo Henrique Lustosa (PMDB) tiveram funcionários processados & todos, entretanto, estão afastados dos cargos. Somente o ex-servidor de Lustosa pediu para sair voluntariamente, segundo a assessoria de imprensa do parlamentar. No caso da ex-funcionária de Eugênio Rabelo, também há suspeitas de transação comercial com uma agência de turismo, que teria vendido as passagens aéreas da Câmara com descontos de 10% a 15%. O parlamentar também chegou a responder processo na Corregedoria da Casa, mas a ação foi arquivada por falta de indícios que comprovassem a responsabilidade de Rabelo no caso. Segundo informações da sindicância, a situação da ex-assessora de José Airton também envolveria um agente de viagens como intermediador da comercialização. O petista, entretanto, não é alvo de investigações. (colaborou Thiago Paiva, especial para O POVO – thiagopaiva@opovo.com.br) O POVO tentou contato com ex-funcionários por meio dos gabinetes da Câmara, mas não foi possível localizá-los. Com exceção dos subordinados de Aníbal Gomes, defendidos pelo parlamentar, O POVO optou por não divulgar os nomes dos servidores não encontrados.

DEPUTADOS CEARENSES CUJOS SERVIDORES SÃO INVESTIGADOS

ANÍBAL GOMES (PMDB)
Dois funcionários respondem por suposto beneficiamento em transações comerciais com uma agência de turismo.

O parlamentar argumenta que houve apenas “troca“.

EUGÊNIO RABELO (PP)
Ex-funcionária é suspeita de ter vendido passagens aéreas com intermédio de um agente de turismo.

Rabelo também chegou a ser investigado, mas foi absolvido.

JOSÉ AIRTON (PT)
Uma ex-funcionária é acusada de ter assinado requisições de passagens aéreas que foram parar nas mãos de um agente de vendas de bilhetes.
Não há investigações contra o petista.

PAULO HENRIQUE LUSTOSA (PMDB)
O portal Congresso em Foco, que teve acesso às informações da comissão de sindicância que investiga o assunto na Câmara dos Deputados, não divulgou detalhes sobre o caso.

INVESTIGADOS POR ESTADO

INVESTIGADOS POR ESTADO

Rio Grande do Sul: sete deputados / nove servidores.
São Paulo: seis deputados / seis servidores.
Ceará: quatro deputados / cinco servidores.
Santa Catarina: quatro deputados / quatro servidores.
Paraná: quatro deputados / quatro servidores.
Bahia: dois deputados / três servidores.
Maranhão: dois deputados / dois servidores.
Pará: um deputado / dois servidores.
Mato Grosso: dois deputados / dois servidores.
Minas Gerais: dois deputados / dois servidores.
Piauí: um deputado / um servidor.
Roraima: um deputado / um servidor.
Goiás: um deputado / um servidor.
Paraíba: um deputado / um servidor.
Rio Grande do Norte: um deputado / um servidor.
Sergipe: um deputado / um servidor.

Fonte: site Congresso em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário