quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MCCE é convidado para debate sobre corrupção na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) foi um dos integrantes do debate realizado na quarta-feira, 27/02, na Assembléia Legislativa do Rio Grande Sul, como agenda do Fórum Social Mundial 2010 (FSM). Convidado da mesa “Combate à corrupção e o aprimoramento dos mecanismos de fiscalização e controle", o MCCE foi representado por sua diretora executiva, Jovita José Rosa. Apesar de não ter tido fala durante a mesa, Jovita aproveitou a oportunidade para divulgar a Campanha Ficha Limpa.

Entre tantas ações de divulgação das campanhas de combate à corrupção eleitoral do MCCE no FSM, o debate da Assembléia Legislativa foi mais um delas. Apesar de todo espaço para discussão ser válido, a diretora do MCCE, Jovita José Rosa, lamentou que o evento não tivesse um momento maior para fala dos movimentos sociais presentes. Ainda assim, o debate, uma iniciativa da deputada estadual Stela Farias, foi mais uma oportunidade para divulgar a Campanha Ficha Limpa e pedir o apoio dos presentes. A deputada Stela Farias, que se declarou favorável ao projeto de lei sobre a vida pregressa dos candidatos, pretende colaborar com a pressão para a tramitação do projeto, protocolado na Câmara dos Deputados como PLP 518/09.

O movimento "Defenda a Orla", do Rio Guaíba, de Porto Alegre, um dos movimentos sociais também presente no evento, esperava que a discussão fosse mais além do que a corrupção discutida em âmbito governamental. A participação dos movimentos sociais no debate aconteceu durante o momento das perguntas, quando as entidades puderam se manifestar sobre o tema.

Além de Stela Farias, a mesa foi composta por um representante da Polícia Federal e pela assessora especial de controle interno do gabinete do ministro da Justiça, Gláucia Elaine de Paula. Ela destacou a iniciativa do Portal da Transparência como um dos avanços do Governo Federal em relação ao tema do combate à corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário