sexta-feira, 19 de março de 2010

MPF/CE aciona prefeito de Mombaça por desvio de recursos do Fundeb


Prefeito e ex-secretária de Educação devem respondem às irregularidades documentadas pela Controladoria Geral da União

Mais uma ação de improbidade administrativa envolvendo os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Dessa vez, o Ministério Público Federal em Limoeiro do Norte (CE) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Mombaça, José Wilame Barreto Alencar, e a ex-secretária de Educação Cícera Evaniria de Oliveira por causarem danos aos cofres públicos na administração irregular de recursos do Fundeb, referentes ao exercício de 2007.

O procurador da República em Limoeiro do Norte Luiz Carlos Oliveira Júnior teve acesso aos documentos encaminhados pela auditorias realizadas pela Controladoria-Geral da União e pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará. Entre as inúmeras irregularidades, o TCM-CE identificou os seguintes pontos: não aplicação do percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundeb em salários dos profissionais da educação; utilização de recursos sem a devida comprovação de que foram aplicadas na manutenção e desenvolvimento do ensino básico; pagamento indevido, com recursos do fundo, de servidores lotados do âmbito do Fundeb.

Também o MPF teve informações sobre o pagamento indevido, com recursos do Fundeb, de profissionais de magistério em desvio de função; transferências indevidas de recursos para contas não vinculadas ao fundo; ausência de comprovação de recolhimento das contribuições ao INSS e ausência de licitação e irregularidades em procedimentos licitatórios. Os réus têm um prazo de 15 dias para apresentarem resposta, após notificação encaminhada pela Justiça Federal.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Ceará
Tel: (085) 3266 7457
ascom@prce.mpf.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário