quinta-feira, 29 de abril de 2010

Operação da PF investiga corrupção em 11 prefeituras cearenses


Na primeira versão da operação, a Polícia Federal apreendeu documentos, computadores e cerca de R$ 300 mil, além de cumprir 15 mandados de prisão

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29), uma operação em 11 municípios do interior cearense, para colher novos elementos para instrução de investigações que visam desarticular quadrilhas especializadas em desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. A operação foi denominada Gárgula II.

Está previsto o cumprimento de seis mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, abrangendo residências de investigados, empresas e 11 Prefeituras Municipais. A execução das ordens judiciais envolve um efetivo de 85 policiais federais e 14 servidores da Controladoria Geral da União, além da participação de Promotores do Ministério Público Estadual.

A cidade de Maracanaú (Região Metropolitana de Fortaleza) é uma das que recebem as equipes da Polícia Federal. Desde o íncio da manhã, com mandados de busca e apreensão, os policiais fazem a operação na sede da Secretaria de Gestão, Orçamento e Finanças. A prefeitura já emitiu nota à Imprensa explicando que Maracanaú recebeu a Polícia Federal com tranquilidade, apesar de desconhecer os motivos que levaram a essa operação. O prefeito Roberto Pessoa deu ordens que fossem disponibilizados todos os arquivos e informações, pois a “administração não tem nada a esconder ou a temer.”

A Operação Gárgula II é continuidade das operações Gárgula, deflagrada em dezembro de 2008, e Província, deflagrada em março de 2010. Essas investigações constataram o envolvimento de empresas e escritórios em esquemas de desvio de verbas públicas federais e estaduais repassadas a Prefeituras do Estado do Ceará. As principais irregularidades dizem respeito a fraudes em licitações, obras inacabadas, serviços pagos e não executados, sobre-preço e superfaturamento.

Os investigados poderão responder por desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Jangadeiro Online
Postado por Robério Soares
Marcadores: Policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário