quinta-feira, 13 de maio de 2010

OPERAÇÃO "CERTAME" DA POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA OITO MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Por: Jaqueline Freitas e Márcio Dornelles

Pelo menos 90 agentes da Polícia Federal e 18 servidores da Controladoria Geral da União (CGU) estão em nove municípios do Ceará, dando sequência à Operação "Certame", que busca documentos que possam comprovar ações fraudulentas em processos licitatórios. Juazeiro do Norte, Barbalha, Ipaumirim, Fortaleza, Itapajé, Aurora, Abaiara e Milagres estão sob investigação.

A operação é decorrente de inquérito policial instaurado em 2008, que apura fraudes em licitações de obras e serviços em Aurora e Ipaumirim. O desvio de aproximadamente R$ 5 milhões é investigado, com participação de servidores públicos e empresários. De acordo com a Polícia Federal, algumas pessoas participavam como “fantasmas” ou “laranjas” para dar legitimidade ao processo licitatório fraudado.

Os agentes estão nesse momento no município de Aurora. A polícia saiu de Juazeiro às 3 horas da manhã e desde 4h30 encontrava-se em frente à casa do vereador mais bem votado na eleição passada, Francisco Henrique Ricardo de Macedo, o Chico Henrique (PMDB), onde conseguiu entrar depois das 6 horas. Neste momento, os agentes estão na Prefeitura, para dar sequência às investigações.

A operação “Certame” corre sob sigilo. A PF avisa, através de nota enviada à imprensa, que “os investigados poderão ser condenados na Justiça por crimes de fraude em licitações, peculato, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva. Está marcada para hoje a tarde uma entrevista coletiva na sede da Polícia Federal, em Juazeiro do Norte.

Fonte blog de Ipú

Nenhum comentário:

Postar um comentário